Pular para o conteúdo principal

DIVERSIDADE CULTURAL



O conceito de diversidade cultural está intrinsecamente ligado à idéia de  pluralidade e globalidade social, associado ao modernismo com vistas ao estilismo histórico ora vigente. Parece ser tão complexo como a descrição aureliana dessas palavras, onde o substantivo diversidade se confunde em divergência e multiplicidade. A natureza daquilo que parece ser cultural, nas múltiplas facetas da definição de Cultura, enaltece mais ainda os diferentes aspectos dessa terminologia em diversas ciências humanas. É bem verdade que o Brasil constitui um verdadeiro laboratório para estudo de diversidade cultural, pelas manifestações culturais que assinalam a sua identidade construída em cada momento e época de experiência dessas diversidades na história. O isolamento geográfico gerou espontaneamente os diferentes tipos de vivência de grupos humanos nos quatro cantos desse país, influenciados diretamente pelos aspectos físicos e biológicos, e que traçaram as nuances da evolução da sociedade brasileira.
        A cultura explicita essa complexidade de conhecimentos, crenças, artes, costumes e hábitos, transmitidos através de gerações e luta contra certos modernismos para preservar sua existência e variedade de idéias e elementos vivenciais que são singulares á cultura brasileira e foram cruciais na organização da nossa sociedade. Não dá para representar o Brasil numa simbologia unitária, uma crença, uma dança, uma comida ou uma feição, se o legado cultural brasileiro é uma verdadeira mistura de etnias. O desafio hoje é manter viva essa fonte de riqueza material e imaterial que forma a diversidade do Brasil, sobretudo na luta da valorização e afirmação de identidades minoritárias como negros, índios, ribeirinhas, ciganos, interioranos e tantos outros, e ainda o fortalecimento dos movimentos culturais e da transversalidade que permeia o atual cenário cultural que vivenciamos. Não precisamos enterrar o passado para vivermos o presente e nem tão pouco pensarmos num futuro esquecido de tudo que sonhamos e construímos até o dia anterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS : CONSTRUINDO UMA MAQUETE DO CORAÇÃO

MAQUETE SISTEMA CIRCULATÓRIO - CORAÇÃO Olá pessoal! Muita gente me pedindo o passo a passo desta aula prática de Ciências para a confecção de maquete do Coração Humano. Pois bem, aqui  estão as fotos e lista   de material. O trabalho pode ser realizado em grupo, no tempo de 02 aulas, após aula expositiva do Conteúdo da Coleção Radix 8º ano. Material: 04 caixas de fósforo vazias; 06 canudinhos de refresco ou feitos de jornal (mais prático); Cola quente; Tinta guache vermelho e azul; Pincel; Tesoura; Desenho do tórax humano; Lápis para colorir; Base de papelão ( usamos também uma capa velha de caderno). Procedimentos; - Pinte as caixas de fósforo nas cores azul e vermelho para formar os átrios e ventrículos cardíacos; -Pinte o desenhos do tórax  destacando os pulmões de róseo e o coração de vermelho; - Cole os átrios e ventrículos nos seus devidos lugares.  - Faça dois orifícios na caixa que representa o Átrio Direito para pos

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MODELOS TRIDIMENSIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE  -  UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PROPEG MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO Fone: (084) 3315-2196   e-mail:  profbiouern@gmail.com     SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SISTEMA REPRODUTOR HUMANO Tópico 7: Bases Morfofisiológicas da Reprodução Humana Sequência Didática sobre Aula Prática do Sistema Reprodutor Humano com confecção de maquete em aula de Biologia na 3ª Série do Ensino Médio, apresentado ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para fins de avaliação. MOSSORÓ 2018 SEQUÊNCIA DIDÁTICA Título: Reprodução Humana Conteúdo: Sistemas Genitais Masculino e Feminino   Objetivos : Confeccionar modelos didáticos tridimensionais dos Sistemas Genitais Humanos a partir de figuras bidimensionais; comparando essas estruturas anatômicas quanto à forma e função; Aprofundar

PRÁTICA CIÊNCIAS: MAQUETE SISTEMA URINÁRIO

Olá pessoal! Essa prática de Ciências é simples e didática sendo bem recomendada para as turmas do Ensino Fundamental. Muitos alunos, por que não dizer a maioria, chegam no Ensino Médio sem o conhecimento da anatomia básica deste Sistema. O conteúdo didático é da Editora Scipione - Projeto Radix 8º Ano. Com essa prática os alunos compreenderão a anatomia e fisiologia básica desses órgãos e é claro, que o professor deverá aprofundar o assunto. Material: Pedaços de isopor- para a confecção dos rins e bexiga urinária; Tinta para pintar os órgãos citados; Papel nas cores azul, vermelho e laranja - para fazer canudinhos que representarão os vasos sanguíneos, ureteres e uretra; colas quente e de isopor; Estilete e tesoura; Folha de papel A4- para desenhar o molde do tronco corporal onde se localiza o sistema. Após aula expositiva em sala  com explicação geral de todo o Sistema, exibi a maquete e pedi que os alunos confeccionassem as suas em casa e em dupla, e qu