Pular para o conteúdo principal

AOS ALUNOS DA CADEIRA DE ÉTICA DO CURSO GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA


Carta remetida aos alunos no encerramento da Cadeira de Ética e Biótica do Curso Gestão em Saúde Pública da Universidade Regional do Cariri - URCA, Polo Barro-CE, ministrada pela minha pessoa no 2º semestre de 2011.

Caros Acadêmicos do Curso Gestão em Saúde,
Foi uma grande satisfação trabalhar com vocês nestas últimas semanas. O tempo passou tão rápido que quase não percebi e quando me dei conta, faltou tempo até para nos despedirmos nessa etapa do curso. Neste instante não há como não concordar com Fernando Sabino quando ele diz que o valor das coisas não está no tempo que duram, mas na intensidade com que elas acontecem, então posso dizer que valeu a pena. Valeu cada momento de discussão em sala de aula na construção do conhecimento; a socialização é necessária para compreendermos o mundo e traçarmos novos objetivos. O tempo da disciplina realmente foi muito curto frente à imponente vontade que emergiu em vocês em participar e discutir as relações humanas a as tão complicadas opiniões sobre fatos e pessoas. Não tem problema. Esse é o princípio da ética: respeitar aos outros, cumprir os deveres e agir dentro do bem. Nesse momento, cada um de vocês, futuros gestores, é um pouco melhor do que foi ontem, pois humildemente, no dia-a-dia, têm procurado fortalecer o potencial e se descobrir capaz de brilhar como uma estrela. Então lhes digo: Vá! Busque o seu espaço porque você é capaz. O universo cabe todas as estrelas, mas nem todas brilham. Na competitividade em que vivemos hoje, sobressaem os melhores, os que buscam, os grandes idealistas que olham para o futuro sem se preocupar ou se importar com quem está ao seu lado porque os fracos não lhe remetem medo ou perigo. Queria ter reservado a vídeo-mensagem mais bonita, mas deixo aqui as minhas palavras como forma de gratidão e de força para que vocês consigam o sucesso merecido. Quanto aos nossos encontros, espero que tenha ficado uma lição: a lição da vida... De que não somos melhores nem piores do que ninguém; que existe sempre alguém precisando de você e que a profissão que você escolheu não é para qualquer pessoa, mas sim para aquelas que nasceram para servir sobretudo aos menos favorecidos. Que as nossas mensagens sirvam de apoio e conforto na caminhada; que os nossos estudos concretizem um código de ética a ser construído interiormente em cada um; que as dinâmicas os inspirem na difícil tarefa de gerenciar pessoas e que os momentos compartilhados sejam espelho para o exercício da gestão em saúde pública justa, solidária, igualitária e ética, sempre consciente de que é nas coisas pequenas, mais do que nas coisas grandes, que muitas vezes reconhecemos o valor do outro. Não pude parabenizá-los pelo desempenho nos seminários, mas a excelente apresentação feita por todos é nada menos fruto do estudo e da pesquisa de vocês, logo, continuem estudando, instigando, pesquisando e questionando que com certeza vocês irão evoluir mais ainda. Aqueles que faltaram algumas aulas, não tem problema, tudo é consequência, mas não há inconsequência quando voltamos a nossa mente para melhorarmos dia a dia como pessoa pois a melhor sala de aula é a vida e portanto, procurem estudar e praticar os assuntos do curso. Para os que sempre estiveram presentes, por simpatia, amizade, interesse, vontade, descontração ou qualquer outro desejo em participar das nossas discussões, minha gratidão. Talvez eu represente apenas mais um professor/facilitador que está concluindo a cadeira, mas nesta hora quero deixar a todos o meu agradecimento pela atenção e dedicação em nossos estudos, que não chegaram ao fim, pois a jornada é longa e tenho certeza que o caminho futuro nos reserva grandes surpresas e quem sabe um reencontro ainda na academia ou quem sabe melhor, como colegas de trabalho. Lembrem-se que a melhor vitória é aquela que aumenta a nossa dignidade e reafirma nossos valores, e que o sucesso é fruto das nossas conquistas. Concluo com as palavras de Albert Einstein quando ele diz que “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”.
Um abraço a todos e muito sucesso.
Eliando Oliveira  
Barro/CE, Outubro de 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS : CONSTRUINDO UMA MAQUETE DO CORAÇÃO

MAQUETE SISTEMA CIRCULATÓRIO - CORAÇÃO Olá pessoal! Muita gente me pedindo o passo a passo desta aula prática de Ciências para a confecção de maquete do Coração Humano. Pois bem, aqui  estão as fotos e lista   de material. O trabalho pode ser realizado em grupo, no tempo de 02 aulas, após aula expositiva do Conteúdo da Coleção Radix 8º ano. Material: 04 caixas de fósforo vazias; 06 canudinhos de refresco ou feitos de jornal (mais prático); Cola quente; Tinta guache vermelho e azul; Pincel; Tesoura; Desenho do tórax humano; Lápis para colorir; Base de papelão ( usamos também uma capa velha de caderno). Procedimentos; - Pinte as caixas de fósforo nas cores azul e vermelho para formar os átrios e ventrículos cardíacos; -Pinte o desenhos do tórax  destacando os pulmões de róseo e o coração de vermelho; - Cole os átrios e ventrículos nos seus devidos lugares.  - Faça dois orifícios na caixa que representa o Átrio Direito para pos

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MODELOS TRIDIMENSIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE  -  UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PROPEG MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO Fone: (084) 3315-2196   e-mail:  profbiouern@gmail.com     SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SISTEMA REPRODUTOR HUMANO Tópico 7: Bases Morfofisiológicas da Reprodução Humana Sequência Didática sobre Aula Prática do Sistema Reprodutor Humano com confecção de maquete em aula de Biologia na 3ª Série do Ensino Médio, apresentado ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para fins de avaliação. MOSSORÓ 2018 SEQUÊNCIA DIDÁTICA Título: Reprodução Humana Conteúdo: Sistemas Genitais Masculino e Feminino   Objetivos : Confeccionar modelos didáticos tridimensionais dos Sistemas Genitais Humanos a partir de figuras bidimensionais; comparando essas estruturas anatômicas quanto à forma e função; Aprofundar

PRÁTICA CIÊNCIAS: MAQUETE SISTEMA URINÁRIO

Olá pessoal! Essa prática de Ciências é simples e didática sendo bem recomendada para as turmas do Ensino Fundamental. Muitos alunos, por que não dizer a maioria, chegam no Ensino Médio sem o conhecimento da anatomia básica deste Sistema. O conteúdo didático é da Editora Scipione - Projeto Radix 8º Ano. Com essa prática os alunos compreenderão a anatomia e fisiologia básica desses órgãos e é claro, que o professor deverá aprofundar o assunto. Material: Pedaços de isopor- para a confecção dos rins e bexiga urinária; Tinta para pintar os órgãos citados; Papel nas cores azul, vermelho e laranja - para fazer canudinhos que representarão os vasos sanguíneos, ureteres e uretra; colas quente e de isopor; Estilete e tesoura; Folha de papel A4- para desenhar o molde do tronco corporal onde se localiza o sistema. Após aula expositiva em sala  com explicação geral de todo o Sistema, exibi a maquete e pedi que os alunos confeccionassem as suas em casa e em dupla, e qu