sábado, 27 de julho de 2013

A importância da Educação a Distância.



A Educação a Distância – EAD tornou-se um importante mecanismo de formação inicial e/ou continuada nas mais diversas áreas do conhecimento humano para aqueles que não tiveram oportunidades de estudo. Na realidade, a EAD surgiu como um processo de democratização do ensino, dada as possibilidades de acesso por qualquer indivíduo e em qualquer lugar onde se encontre.
Os cursos em EAD possibilitam uma oportunidade ampla de estudo e pesquisa que muitas vezes os cursos presenciais não oferecem em tempo hábil para uma boa base bibliográfica. Outra vantagem da EAD é a interação direta entre o aluno e o professor tutor a qualquer hora e independente do lugar onde ambos se encontrem. Organizar o tempo de estudo é a palavra chave para o sucesso no processo da aprendizagem na educação à distância.
 No entanto, a EAD é uma modalidade que exige compromisso no objeto de estudo uma vez que integra os recursos tecnológicos à interatividade do aluno com os professores e tutores nos ambientes virtuais de aprendizagem. Para Freire (1996), a internet favorece a interatividade, a autonomia e a criticidade por parte dos estudantes possibilitando o desenvolvimento de atividades educativas significantes em lugares ou tempo diversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário