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PRÁTICAS INOVADORAS EM EDUCAÇÃO - AÇUDES DO SEMIÁRIDO: Uma alternativa de enfrentamento à seca



Este trabalho é uma contribuição para o E-book produzido pela Universidade Federal do Cariri - UFCA , sobre Práticas Inovadoras em Educação. A pesquisa foi realizada  por Alunos do Ensino Médio da Escola Deputado Antônio Leite Tavares, no Distrito de Cuncas em Barro-CE. O link para o livro completo é este: Link para baixar o E-Book do EPIEE: https://drive.google.com/file/d/1E4nzZIj2hRjO14DLZ2pomP2acr4h4gJ4/view?usp=sharing



AÇUDES DO SEMIÁRIDO: Uma alternativa de enfrentamento à seca

Francisco Eliando Silva Oliveira[1]

RESUMO:  A água é um dos elementos mais importantes na manutenção da vida no planeta e vem se tornando um recurso escasso onde a crise hídrica abrange inúmeros países pelo mundo, sobretudo nas regiões semiáridas. O Ceará possui capacidade cumulativa de 18 bilhões de metros cúbicos nos grandes açudes, que são principal forma de armazenamento de água do Estado. Hoje, 118 dos 153 reservatórios apresentam  volume inferior a 30%, entre estes, o Açude Prazeres do Município de Barro com 19,29% do volume. Nesse sentido, essa experiência objetivou sensibilizar a comunidade escolar da Escola Deputado Antônio Leite Tavares e população agropecuária do Vale de Cuncas e vizinhança, acerca da importância do coerente uso consuntivo das águas dos açudes locais, como fator condicionante para o enfrentamento da estiagem na região e garantia de água para o consumo humano local. Existe a necessidade de conservação dos mananciais como ferramenta de enfrentamento à crise hídrica levando a comunidade a implantar práticas coerentes de uso do reservatório, adotando técnicas de racionamento e manutenção de perenizarão dos rios. Tratou-se de uma pesquisa-ação desenvolvida pelos alunos da instituição, investigando as causas do desperdício da água e a relação entre comunidade local e a crise hídrica instalada na localidade. O trabalho em parceria com outras instituições, mostrou que a disponibilidade de água na nossa região é incerta e que mudar a visão das pessoas é uma questão de educação ambiental na garantia da segurança hídrica frente à estiagem que hoje enfrentamos.
PALAVRAS-CHAVE: Seca, Conscientização, Água, Açudes.

1.     INTRODUÇÃO

A Escola de Ensino Médio Deputado Antônio Leite Tavares é uma instituição localizada no Distrito de Iara, município de Barro-CE, que atende alunos oriundos do próprio distrito e comunidades circunvizinhas. Em relação às condições socioeconômicas e culturais podemos afirmar que maioria das famílias é de baixa renda, sobrevivendo da agricultura e serviços informais que não geram uma renda fixa com considerável número atendidas por programas sociais.
O município onde a escola está inserida, localiza-se na mesorregião do Sul Cearense, com clima tropical quente semi-árido, e pluviometria média de 907,4 mm,  com chuvas concentradas de janeiro à abril. Vale salientar que. o município é bem dotado de recursos hídricos com rios, como o Cuncas, e riachos como os das Antas, dos Cavalos, Cumbe e outros, que desaguam no Rio Salgado. No vale do Rio das Cuncas, localiza-se o maior reservatório de água o Açude Prazeres, com capacidade de 32,000,000 m³.
No Ceará, 118 dos 153 reservatórios apresentam volume inferior a 30%, entre estes, o Açude Prazeres. Nesse sentido, observou-se a necessidade de conservação deste e outros açudes, como ferramenta de enfrentamento à crise hídrica levando a comunidade a implantar práticas coerentes de uso dos reservatórios, adotando técnicas de racionamento e manutenção de perenizarão dos rios. A experiência propôs mudar a visão das pessoas acerca da disponibilidade de água no município como uma questão de educação ambiental na garantia da segurança hídrica frente à estiagem que enfrentamos nos últimos anos.
Esta atividade justifica-se pela necessidade de conservação do açude Prazeres, mapeamento e monitoramento dos outros reservatórios comunitários e seus afluentes, com o propósito de amenização da seca no município, que entra no quarto ano consecutivo, levando a comunidade local a reconhecer a necessidade de se implantar práticas coerentes de uso consuntivo da água dos reservatórios, bem como adotar técnicas de racionamento e manutenção de perenizarão dos rios que o açude Prazeres abastece.
A relevância do trabalho esteve em fazer um mapeamento da degradação das margens dos açudes da região e do Rio Cuncas, identificando os fatores agravantes de escassez destes reservatórios que é potencializada pelo desperdício diário da água retirada das barragens e procurando desenvolver na comunidade escolar valores e atitudes relacionadas a manutenção e preservação destes mananciais. Para a Secretária de Recursos Hídricos (2010) o levantamento dos principais indicadores de degradação ambiental dos recursos hídricos em bacias hidrográficas é imprescindível para o desenvolvimento da gestão destes recursos.
A gestão dos recursos hídricos nos Açudes do semiárido, deve ser estratégica para o futuro, principalmente para aqueles que não receberão as águas da transposição do Rio São Francisco. Os relatos dos estudantes sobre a situação dos reservatórios das comunidades, nas aulas de Biologia e Formação para a Cidadania, despertou a ideia de uma intervenção da escola objetivando sensibilizar a comunidade escolar e a população agropecuária dos sítios e distritos atendidos pela instituição, acerca da importância do uso das águas dos açudes comunitários, como fator condicionante para o enfrentamento da estiagem na região e garantia de água para o consumo humano.
 Para isso, os alunos do 2º Ano foram mobilizados a desenvolver estratégias educomunicativas como medidas de educação ambiental para o combate ao desperdício de água nas comunidades ribeirinhas, uma vez que estas vivem um momento crítico de reserva hídrica, agravado pelo desperdício incessante, pelo desmatamento da mata ciliar dos reservatórios e margens dos rios, pela grande quantidade de entulho no leito destes e ainda pelo desvio da água para sistemas de irrigação.

1.     RELATO DE EXPERIÊNCIA

A metodologia escolhida para a realização desta experiência educativa foi uma pesquisa-ação realizada pelos alunos do 2º ano  da  EEFM Dep. Antonio Leite Tavares - DALT, em Barro/Ce, que objetivou investigar as causas do  desperdício das águas do Açude Prazeres e outros reservatórios comunitários da região do Distrito de Iara, bem como a relação entre as comunidades locais e a crise hídrica instalada nos reservatórios observados.
A pesquisa-ação é uma metodologia coletiva que favorece as discursões e a produção cooperativa de conhecimentos específicos sobre a realidade vivida. Ela é centrada diretamente numa situação ou problema coletivo no qual os participantes estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (GIL, 2009).
Para a efetivação desta atividade foi realizado um plano de ação a partir da nítida observação da redução do volume das águas dos reservatórios, que além da falta de chuva nestes últimos anos, o principal açude da região, o Prazeres, teve a situação agravada pelas obras da transposição do Rio São Francisco, cuja construção do maior túnel do projeto, que recebeu o nome de Cuncas I, necessitou de grande volume de   água captada nos açudes da localidade.
CRONOGRAMA
•          Pesquisa bibliografia da situação dos Açudes Cearenses baseada nos relatórios técnicos do Portal Hidrologia do Ceará – Maio e Junho 2016. Os pesquisadores puderam construir gráficos sobre os percentuais hídricos atuais e compará-los com as capacidades reais dos reservatórios.
          Análise de fotos satélites das condições hídricas dos reservatórios municipais - Maio 2016. Nesta etapa foi fundamental aplicar conceitos de cartografia para localização territorial das comunidades atendidas pela escola com suas barragens e rios. As imagens ainda possibilitaram a análise de degradação da vegetação pela ação humana para a prática agrícola.
•          Pesquisa e registro em campo das áreas degradadas, poluição dos rios situação de desperdício dos reservatórios – Maio e Junho 2016. Etapa de observação e mapeamento das áreas degradadas com registro em caderno de campo e fotográfico para exposição nas reuniões com a população agrícola da região. As fotografias foram usadas na elaboração de um painel  para exposição nos corredores da escola objetivando levar ao conhecimento dos alunos a existência desses reservatórios e importância da manutenção dos mesmos.
          Coleta de dados junto aos agricultores sobre o uso das águas dos açudes mapeados – Junho 2016. Nesta fase da atividade em campo, os alunos visitaram as lavouras colhendo informações  sobre a captação e uso das águas dos açudes e rios. Puderam constatar como se faz o uso abusivo e inadequado dos recursos hídricos e que a falta de conhecimento e/ou capacitação dos agricultores constituem um entrave na preservação dos mananciais.
          Elaboração de gráficos sobre o consumo médio e desperdício de água do açude Prazeres – Junho 2016. Neste momento, os alunos calcularam a média de água consumida do açude considerando o número de caminhões pipas que sai diariamente da barragem, bem como o volume vazado pela comporta. Para os açudes menores, os cálculos foram realizados com base na capacidade de vazão em metros por minuto das bombas d’água instaladas nos reservatórios.
•          Palestra com técnico da EMATERCE sobre práticas agrícolas sustentáveis com uso coerente de água na irrigação - Junho 2016. Neste ponto da ação, os agricultores foram convocados através das associações agropecuárias locais, para uma reunião onde foi apresentado os dados colhidos na atividades e orientados sobre o uso coerente das águas dos reservatórios por um profissional qualificado. A parceria foi estabelecida com a Secretaria Municipal de Agricultura que prontamente atendeu à solicitação da Escola enviando um técnico para proferir uma palestra sobre o assunto.
•          Oficina de campo com técnico agrícola sobre a irrigação por gotejamento - Junho 2016. Foi constatado que na comunidade escolar havia um pai de aluno que era técnico agrícola e o mesmo foi convidado a fazer uma visita, juntamente com os alunos ás áreas observadas para que o mesmo orientasse os agricultores sobre o uso coerente da água sem desperdício.
•          Produção de fanzine e estratégias aducomunicativas como medidas para evitar desperdício de água - Junho 2016. Na reta final, os alunos elaboraram um fanzine e um calendário semestral, com dicas para a economia de água e medidas de prevenção de desperdício. As produções foram impressas e distribuídas nas residências das comunidades.
•          Produção do relatório sobre a degradação ambiental e desperdício de água dos açudes e rios dos Distritos de Iara, Cuncas, Serrota e Engenho Velho, encaminhado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente para a tomada de medidas administrativas que reduzam os danos ambientais nos reservatórios em tempos de seca.

1.     CONCLUSÕES

O enfrentamento da crise hídrica que vivemos atualmente está diretamente relacionado ao combate do desperdício de água e adoção de uma postura voltada para o planeta que queremos para os nossos filhos. Nesse sentido, é necessário entender o desenvolvimento sustentável como uma forma de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as gerações futuras.
O Artigo 225 da Constituição Federal garante a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e o Objetivo 15 da Agenda 21 foca a preservação da quantidade e melhoria da qualidade de água nas bacias hidrográficas.
Se a água é considerada um bem de domínio público é dever de todos pensar a gestão dos recursos hídricos de forma descentralizada articulando às nossas ações a participação do poder público e de toda a comunidade.
Este trabalho mostrou que mudar a visão das pessoas é uma questão de educação ambiental. Que a disponibilidade de água na nossa região é incerta e que, portanto, somente com a participação de todos na recuperação das matas ciliares; contensão de sedimentos ao longo dos rios; práticas de irrigação adequadas e o uso coerente da água dos açudes é quem vai nos garantir alguma segurança hídrica frente à estiagem que hoje enfrentamos.
            A escola é o local privilegiado para o desenvolvimento deste trabalho já que agrega grande parte das crianças e adolescentes das comunidades ribeirinhas, constituindo um espaço de socialização, formação e inovação no desenvolvimento de práticas que atendam às necessidades de cada região.
            A EEFM Dep. Antônio Leite Tavares procurou integrar os aspectos da sobrevivência e da existência da sua comunidade escolar no ambiente onde está inserida, permeando os princípios éticos na busca de solução sistêmicas, acessíveis e simples que garantam a preservação desuas reservas hídricas e o desenvolvimento da região de modo seguro e sustentável. 

4.     REFERENCIAS

BONILLA. O. R. Responsabilidades e compromissos sociais. Mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. FDR, 2009, vol. 6.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Biodiversidade e Florestas. Departamento de Biodiversidade Aquática, Mar  e Antártica – DMAR. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-aquatica>. Acesso em 15 de maio de 2016.
______. Ministério do Meio Ambiente. Curso Básico de Educação Ambiental. Brasília: MMA, 2001. 5v., 2ª Ed ampliada.
______. Consumo Sustentável: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/IDEC, 2005. 160 p.

Manual de Etiqueta: 13 coisas que você precisa saber sobre a água. São Paulo: Abril, 2014.
CEARÁ. Secretaria de Recursos Hídricos – SRH. Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos–COGERH .Disponível em:  <http://www.hidro.ce.gov.br/mi/midia/show/149>. Acesso em 15 de maio de 2016.
Declaração Universal dos Direitos da Água, disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em 11 de maio de 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007gov.br/arquivos/pdf/2007_salas.pdf Acesso em 04 mai. 2016.
LUCENA, E. M. P. Ecossistemas do Nordeste. Mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. FDR, 2009, vol. 10.
VIDAL, E. M. Mudanças Climáticas. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2010.


[1] E-mail: eliandooliveira@gmail.com.

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