O Exame Nacional de Ensino MĆ©dio e o Sistema de SeleĆ§Ć£o Unificado para o Ensino Superior fortalecem sim o processo de democratizaĆ§Ć£o da EducaĆ§Ć£o e traz consigo uma pauta a ser levantada, que Ć© o investimento na melhoria dos ensinos fundamental e mĆ©dio das escolas pĆŗblicas do paĆs. Se o exame objetiva verificar as competĆŖncias e habilidades que o aluno domina, devendo este demonstrar capacidade para interpretar grĆ”ficos, textos, mapas e informaƧƵes em diversas linguagens, esse modelo avaliativo de se implantado desde o ensino fundamental, pois o que muito se observa, sĆ£o alunos incapazes de argumentar e solucionar problemas cotidianos nas sĆ©ries terminais do Ensino Fundamental. TambĆ©m nĆ£o Ć© pra menos, que as pesquisas demonstram que dos alunos que ingressam na escola, apenas em torno de 57% conclui o Ensino Fundamental e algo por volta de 47% conclui o ensino mĆ©dio. Garantir a vaga somente na Universidade nĆ£o vai adiantar, tanto quanto nĆ£o adianta garantir sĆ³ a vaga na escola, visto que dos alunos que terminam o ensino mĆ©dio no Brasil, sĆ³ 28% aprendem o conteĆŗdo de portuguĆŖs e apenas 11%, o de matemĆ”tica. Qual a perspectiva desse aluno, defasado de conhecimento, dentro de uma universidade contemplando um futuro tĆ£o “assustador” quanto competitivo, face as suas dificuldades? O gargalo se estreita mais ainda em relaĆ§Ć£o ao ingresso desses jovens “sobreviventes” na Universidade: As pesquisas revelam que apenas uns 40% conseguem adentrar no estabelecimento de ensino superior. Nesse contexto, entendo que as polĆticas de inclusĆ£o e democratizaĆ§Ć£o da educaĆ§Ć£o brasileira devem dar assistĆŖncia para mudanƧas que permeiem toda a educaĆ§Ć£o bĆ”sica, aliadas ainda, aos investimentos nas condiƧƵes de ensino e valorizaĆ§Ć£o dos profissionais do MagistĆ©rio. EducaĆ§Ć£o Ć© algo tĆ£o multidisciplinar, expressivo e complexo, quanto Ć necessidade que se tem de se educar para sobreviver e que, portanto, deve ser contemplada em sua totalidade e nĆ£o apenas em partes fragmentadas.
MAQUETE SISTEMA CIRCULATĆRIO - CORAĆĆO OlĆ” pessoal! Muita gente me pedindo o passo a passo desta aula prĆ”tica de CiĆŖncias para a confecĆ§Ć£o de maquete do CoraĆ§Ć£o Humano. Pois bem, aqui estĆ£o as fotos e lista de material. O trabalho pode ser realizado em grupo, no tempo de 02 aulas, apĆ³s aula expositiva do ConteĆŗdo da ColeĆ§Ć£o Radix 8Āŗ ano. Material: 04 caixas de fĆ³sforo vazias; 06 canudinhos de refresco ou feitos de jornal (mais prĆ”tico); Cola quente; Tinta guache vermelho e azul; Pincel; Tesoura; Desenho do tĆ³rax humano; LĆ”pis para colorir; Base de papelĆ£o ( usamos tambĆ©m uma capa velha de caderno). Procedimentos; - Pinte as caixas de fĆ³sforo nas cores azul e vermelho para formar os Ć”trios e ventrĆculos cardĆacos; -Pinte o desenhos do tĆ³rax destacando os pulmƵes de rĆ³seo e o coraĆ§Ć£o de vermelho; - Cole os Ć”trios e ventrĆculos nos seus devidos lugares. - FaƧa dois orifĆcios na caixa que representa o Ćtrio Direito para pos
ComentƔrios
Postar um comentƔrio