Pular para o conteĆŗdo principal

ENEM e a democratizaĆ§Ć£o do Ensino Superior



          O Exame Nacional de Ensino MĆ©dio e o Sistema de SeleĆ§Ć£o Unificado para o Ensino Superior fortalecem sim o processo de democratizaĆ§Ć£o da EducaĆ§Ć£o e traz consigo uma pauta a ser levantada, que Ć© o investimento na melhoria dos ensinos fundamental e mĆ©dio das escolas pĆŗblicas do paĆ­s.  Se o exame objetiva verificar as competĆŖncias e habilidades que o aluno domina, devendo este demonstrar capacidade para interpretar grĆ”ficos, textos, mapas e informaƧƵes em diversas linguagens, esse modelo avaliativo de se implantado desde o ensino fundamental, pois o que muito se observa, sĆ£o alunos incapazes de argumentar e solucionar problemas cotidianos nas sĆ©ries terminais do Ensino Fundamental. TambĆ©m nĆ£o Ć© pra menos, que as pesquisas demonstram que dos alunos que ingressam na escola, apenas em torno de 57% conclui o Ensino Fundamental e algo por volta de 47% conclui o ensino mĆ©dio. Garantir a vaga somente na Universidade nĆ£o vai adiantar, tanto quanto nĆ£o adianta garantir sĆ³ a vaga na escola, visto que dos alunos que terminam o ensino mĆ©dio no Brasil, sĆ³ 28% aprendem o conteĆŗdo de portuguĆŖs e apenas 11%, o de matemĆ”tica. Qual a perspectiva desse aluno, defasado de conhecimento, dentro de uma universidade contemplando um futuro tĆ£o “assustador” quanto competitivo, face as suas dificuldades? O gargalo se estreita mais ainda em relaĆ§Ć£o ao ingresso desses jovens “sobreviventes” na Universidade: As pesquisas revelam que apenas uns 40% conseguem adentrar no estabelecimento de ensino superior. Nesse contexto, entendo que as polĆ­ticas de inclusĆ£o e democratizaĆ§Ć£o da educaĆ§Ć£o brasileira devem dar assistĆŖncia para mudanƧas que permeiem toda a educaĆ§Ć£o bĆ”sica, aliadas ainda, aos investimentos nas condiƧƵes de ensino e valorizaĆ§Ć£o dos profissionais do MagistĆ©rio. EducaĆ§Ć£o Ć© algo tĆ£o multidisciplinar, expressivo e complexo, quanto Ć  necessidade que se tem de se educar para sobreviver e que, portanto, deve ser contemplada em sua totalidade e nĆ£o apenas em partes fragmentadas.

ComentƔrios

Postagens mais visitadas deste blog

AULA PRƁTICA DE CIƊNCIAS : CONSTRUINDO UMA MAQUETE DO CORAƇƃO

MAQUETE SISTEMA CIRCULATƓRIO - CORAƇƃO OlĆ” pessoal! Muita gente me pedindo o passo a passo desta aula prĆ”tica de CiĆŖncias para a confecĆ§Ć£o de maquete do CoraĆ§Ć£o Humano. Pois bem, aqui  estĆ£o as fotos e lista   de material. O trabalho pode ser realizado em grupo, no tempo de 02 aulas, apĆ³s aula expositiva do ConteĆŗdo da ColeĆ§Ć£o Radix 8Āŗ ano. Material: 04 caixas de fĆ³sforo vazias; 06 canudinhos de refresco ou feitos de jornal (mais prĆ”tico); Cola quente; Tinta guache vermelho e azul; Pincel; Tesoura; Desenho do tĆ³rax humano; LĆ”pis para colorir; Base de papelĆ£o ( usamos tambĆ©m uma capa velha de caderno). Procedimentos; - Pinte as caixas de fĆ³sforo nas cores azul e vermelho para formar os Ć”trios e ventrĆ­culos cardĆ­acos; -Pinte o desenhos do tĆ³rax  destacando os pulmƵes de rĆ³seo e o coraĆ§Ć£o de vermelho; - Cole os Ć”trios e ventrĆ­culos nos seus devidos lugares.  - FaƧa dois orifĆ­cios na caixa que representa o Ɓtrio Direito para pos

SEQUƊNCIA DIDƁTICA: MODELOS TRIDIMENSIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE  -  UERN PRƓ-REITORIA DE PESQUISA E PƓS-GRADUAƇƃO – PROPEG MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO Fone: (084) 3315-2196   e-mail:  profbiouern@gmail.com     SEQUƊNCIA DIDƁTICA: SISTEMA REPRODUTOR HUMANO TĆ³pico 7: Bases MorfofisiolĆ³gicas da ReproduĆ§Ć£o Humana SequĆŖncia DidĆ”tica sobre Aula PrĆ”tica do Sistema Reprodutor Humano com confecĆ§Ć£o de maquete em aula de Biologia na 3ĀŖ SĆ©rie do Ensino MĆ©dio, apresentado ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para fins de avaliaĆ§Ć£o. MOSSORƓ 2018 SEQUƊNCIA DIDƁTICA TĆ­tulo: ReproduĆ§Ć£o Humana ConteĆŗdo: Sistemas Genitais Masculino e Feminino   Objetivos : Confeccionar modelos didĆ”ticos tridimensionais dos Sistemas Genitais Humanos a partir de figuras bidimensionais; comparando essas estruturas anatĆ“micas quanto Ć  forma e funĆ§Ć£o; Aprofundar

PRƁTICA CIƊNCIAS: MAQUETE SISTEMA URINƁRIO

OlĆ” pessoal! Essa prĆ”tica de CiĆŖncias Ć© simples e didĆ”tica sendo bem recomendada para as turmas do Ensino Fundamental. Muitos alunos, por que nĆ£o dizer a maioria, chegam no Ensino MĆ©dio sem o conhecimento da anatomia bĆ”sica deste Sistema. O conteĆŗdo didĆ”tico Ć© da Editora Scipione - Projeto Radix 8Āŗ Ano. Com essa prĆ”tica os alunos compreenderĆ£o a anatomia e fisiologia bĆ”sica desses Ć³rgĆ£os e Ć© claro, que o professor deverĆ” aprofundar o assunto. Material: PedaƧos de isopor- para a confecĆ§Ć£o dos rins e bexiga urinĆ”ria; Tinta para pintar os Ć³rgĆ£os citados; Papel nas cores azul, vermelho e laranja - para fazer canudinhos que representarĆ£o os vasos sanguĆ­neos, ureteres e uretra; colas quente e de isopor; Estilete e tesoura; Folha de papel A4- para desenhar o molde do tronco corporal onde se localiza o sistema. ApĆ³s aula expositiva em sala  com explicaĆ§Ć£o geral de todo o Sistema, exibi a maquete e pedi que os alunos confeccionassem as suas em casa e em dupla, e qu