Pular para o conteúdo principal

A PESQUISA E O ENSINO



A evolução da humanidade está diretamente ligada ao ato da pesquisa, cuja origem da palavra vem do verbo latino "perquiro" que significa "procurar, buscar com cuidado, procurar por toda a parte, informar-se, inquirir, perguntar, indagar bem, aprofundar na busca”... Nesse sentido, a pesquisa é própria da natureza humana e  constitui a  notável evidência de estarmos hoje à frente das outras espécies.
Na educação, a pesquisa vem sendo utilizada desde a formação dos professores até a sua atuação em sala de aula. Ela é um instrumento de construção de conhecimento relacionado tanto à prática do professor como também ao desenvolvimento do ensino aprendizagem do aluno. Faz parte da rotina do professor a indagação, a busca e o planejamento assim como os alunos prendem também quando questionam, estudam e pesquisam.
                     Paulo Freire (1996), quando cita que não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino, retrata muito bem a necessidade de estarmos atendo aos nossos estudos e novos conhecimentos.  Segundo o autor, fala-se hoje com muita insistência, no professor pesquisador. No seu entender o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. Ainda de acordo com Freire, o de que se precisa é que, em sua formação permanente, o professor se perceba e se assuma, porque professor, como pesquisador.
                     A associação do ensino ligado à pesquisa é evidente no próprio desenvolvimento da educação, uma vez que as pessoas pesquisam para aprender e aprendem para ensinar. Nesse contexto, pesquisa e docência se associam para emergir o conhecimento. A necessidade da pesquisa na educação nasce com a precisão do planejamento para alcançar os objetivos propostos na elaboração dos nossos planos e metas. Não é uma obrigatoriedade implícita apenas ao professor e sim a todos que atuam na escola. Portanto a pesquisa é necessária também à gestão que precisa estar antenada com os acontecimentos no setor educacional, atualizada com os índices de desenvolvimento educacional da instituição e buscando novas metodologias para enfrentar os desafios que afrontam a escola.


Através da pesquisa, a gestão pode oferecer subsídios que vão auxiliar os demais profissionais da escola no desempenho de suas atividades, trazendo para o âmbito do estabelecimento de ensino, experiências exitosas em outras unidades. Uma gestão efetivamente atuante e participativa dialoga com os demais componentes da comunidade escolar e propõe sugestões que apóiem e fortaleçam o trabalho na busca da qualidade do ensino. Vale ressaltar que a pesquisa não está  necessariamente atrelada  às altas tecnologias da informática. Ela se insere na leitura de livros, revistas, jornais, periódicos e simplesmente o ato de uma boa conversa com outros profissionais ou especialistas da área. O mais importante é a vontade de crescimento e mudança tão imprescindíveis ao desenvolvimento da educação e construção de um mundo melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS : CONSTRUINDO UMA MAQUETE DO CORAÇÃO

MAQUETE SISTEMA CIRCULATÓRIO - CORAÇÃO Olá pessoal! Muita gente me pedindo o passo a passo desta aula prática de Ciências para a confecção de maquete do Coração Humano. Pois bem, aqui  estão as fotos e lista   de material. O trabalho pode ser realizado em grupo, no tempo de 02 aulas, após aula expositiva do Conteúdo da Coleção Radix 8º ano. Material: 04 caixas de fósforo vazias; 06 canudinhos de refresco ou feitos de jornal (mais prático); Cola quente; Tinta guache vermelho e azul; Pincel; Tesoura; Desenho do tórax humano; Lápis para colorir; Base de papelão ( usamos também uma capa velha de caderno). Procedimentos; - Pinte as caixas de fósforo nas cores azul e vermelho para formar os átrios e ventrículos cardíacos; -Pinte o desenhos do tórax  destacando os pulmões de róseo e o coração de vermelho; - Cole os átrios e ventrículos nos seus devidos lugares.  - Faça dois orifícios na caixa que representa o Átrio Direito para pos

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MODELOS TRIDIMENSIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE  -  UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PROPEG MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO Fone: (084) 3315-2196   e-mail:  profbiouern@gmail.com     SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SISTEMA REPRODUTOR HUMANO Tópico 7: Bases Morfofisiológicas da Reprodução Humana Sequência Didática sobre Aula Prática do Sistema Reprodutor Humano com confecção de maquete em aula de Biologia na 3ª Série do Ensino Médio, apresentado ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para fins de avaliação. MOSSORÓ 2018 SEQUÊNCIA DIDÁTICA Título: Reprodução Humana Conteúdo: Sistemas Genitais Masculino e Feminino   Objetivos : Confeccionar modelos didáticos tridimensionais dos Sistemas Genitais Humanos a partir de figuras bidimensionais; comparando essas estruturas anatômicas quanto à forma e função; Aprofundar

PRÁTICA CIÊNCIAS: MAQUETE SISTEMA URINÁRIO

Olá pessoal! Essa prática de Ciências é simples e didática sendo bem recomendada para as turmas do Ensino Fundamental. Muitos alunos, por que não dizer a maioria, chegam no Ensino Médio sem o conhecimento da anatomia básica deste Sistema. O conteúdo didático é da Editora Scipione - Projeto Radix 8º Ano. Com essa prática os alunos compreenderão a anatomia e fisiologia básica desses órgãos e é claro, que o professor deverá aprofundar o assunto. Material: Pedaços de isopor- para a confecção dos rins e bexiga urinária; Tinta para pintar os órgãos citados; Papel nas cores azul, vermelho e laranja - para fazer canudinhos que representarão os vasos sanguíneos, ureteres e uretra; colas quente e de isopor; Estilete e tesoura; Folha de papel A4- para desenhar o molde do tronco corporal onde se localiza o sistema. Após aula expositiva em sala  com explicação geral de todo o Sistema, exibi a maquete e pedi que os alunos confeccionassem as suas em casa e em dupla, e qu