segunda-feira, 4 de julho de 2011

O CURRÌCULO ESCOLAR


Sem dúvida o currículo é uma ferramenta de grande importância no contexto escolar, pois constitui a base dos conhecimentos que serão proporcionados aos alunos em determinado curso ou série/ciclo. È ainda alvo tanto de debates quanto de dúvidas no meio educacional uma vez que muitos profissionais da educação compreendem-no apenas como os pressupostos da LDB enfocado na base comum e diversificada. O Currículo, mais do que isso, deve explicitar o projeto político da escola e orientar a prática do professor, assim como deve compreender os aspectos do crescimento intelectual dos alunos levando em conta as especificidades e a cultura destes. Quero compartilhar ainda, no que diz respeito às experiências escolares que o currículo planeja e as atividades pelas quais os alunos aprendem, que eu acredito que o currículo da maioria das escolas não vêm atendendo à demanda das mudanças tecnológicas que o mundo globalizado vem sofrendo na produção do conhecimento. Existe uma distância no que prevê os currículos escolares e o que os alunos aprendem realmente e isso está explicitado nos resultados das avaliações externas e números do SAEB. Concluindo, acho que a gestão deve estabelecer um olhar mais amplo para o currículo ciente de que ele orienta as matérias a serem ministradas permeando o plano da gestão e o programa de ensino e que, portanto, ele deve ser construído permanentemente.

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