Pular para o conteúdo principal

Educaçao como dever do Estado

         

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqUhALO6OMDyA7y9Xll3XU35DiamVisNX3YP9dLa1VBhunulqxrSPiuS-VGJRKRFhaYVF_f5QGW7XzMJ8ycFhw00YRzkoxRa0AL9fcMgyWAEbcGyoHvP1CkyLful4FMg_OybSj8i2SSSpL/s320/educacao-verba.jpg


            Hoje é evidente que o Estado reconhece a Educação como um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação, e que garantir o acesso dos seus cidadãos è educação básica é fator decisivo para a garantia de uma sociedade participativa e sócio-economicamente igualitária. Como já falado anteriormente, isso é o resultado não somente de luta mas também da necessidade dos países evoluírem em suas economias. Paralelo à inserção das pessoas nos ambientes escolares, nasce também a problemática que é garantir a permanência destas nas escolas e garanti-lhes um ensino de qualidade se o ambiente intra escolar não é diferente do externo: exclusão social, falta de recursos, marginalização, degradação infraestrutural e desmotivação profissional. São muitos os problemas que permeiam a educação no Brasil e a escola não pode ser o Santo Milagroso dessa parábola se as pessoas já adentram a esta sem perspectiva de vida, sobretudo as classes menos favorecidas. O investimentos devem ser voltados não somente para as instituições de ensino mas também para outros direitos humanos. As pessoas precisam do conhecimento e também de oportunidades para exercerem sua cidadania e essas oportunidades estão atreladas ao direito à moradia, lazer, saúde, esporte, cultura , etc. A escola não é um espaço isolado do mundo- pelo contrário-, e as mudanças sugeridas, pensadas e planejadas dentro dela, devem ser vivenciadas por todos os espaços em seu entorno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS : CONSTRUINDO UMA MAQUETE DO CORAÇÃO

MAQUETE SISTEMA CIRCULATÓRIO - CORAÇÃO Olá pessoal! Muita gente me pedindo o passo a passo desta aula prática de Ciências para a confecção de maquete do Coração Humano. Pois bem, aqui  estão as fotos e lista   de material. O trabalho pode ser realizado em grupo, no tempo de 02 aulas, após aula expositiva do Conteúdo da Coleção Radix 8º ano. Material: 04 caixas de fósforo vazias; 06 canudinhos de refresco ou feitos de jornal (mais prático); Cola quente; Tinta guache vermelho e azul; Pincel; Tesoura; Desenho do tórax humano; Lápis para colorir; Base de papelão ( usamos também uma capa velha de caderno). Procedimentos; - Pinte as caixas de fósforo nas cores azul e vermelho para formar os átrios e ventrículos cardíacos; -Pinte o desenhos do tórax  destacando os pulmões de róseo e o coração de vermelho; - Cole os átrios e ventrículos nos seus devidos lugares.  - Faça dois orifícios na caixa que representa o Átrio Direito para pos

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MODELOS TRIDIMENSIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE  -  UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PROPEG MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO Fone: (084) 3315-2196   e-mail:  profbiouern@gmail.com     SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SISTEMA REPRODUTOR HUMANO Tópico 7: Bases Morfofisiológicas da Reprodução Humana Sequência Didática sobre Aula Prática do Sistema Reprodutor Humano com confecção de maquete em aula de Biologia na 3ª Série do Ensino Médio, apresentado ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para fins de avaliação. MOSSORÓ 2018 SEQUÊNCIA DIDÁTICA Título: Reprodução Humana Conteúdo: Sistemas Genitais Masculino e Feminino   Objetivos : Confeccionar modelos didáticos tridimensionais dos Sistemas Genitais Humanos a partir de figuras bidimensionais; comparando essas estruturas anatômicas quanto à forma e função; Aprofundar

PRÁTICA CIÊNCIAS: MAQUETE SISTEMA URINÁRIO

Olá pessoal! Essa prática de Ciências é simples e didática sendo bem recomendada para as turmas do Ensino Fundamental. Muitos alunos, por que não dizer a maioria, chegam no Ensino Médio sem o conhecimento da anatomia básica deste Sistema. O conteúdo didático é da Editora Scipione - Projeto Radix 8º Ano. Com essa prática os alunos compreenderão a anatomia e fisiologia básica desses órgãos e é claro, que o professor deverá aprofundar o assunto. Material: Pedaços de isopor- para a confecção dos rins e bexiga urinária; Tinta para pintar os órgãos citados; Papel nas cores azul, vermelho e laranja - para fazer canudinhos que representarão os vasos sanguíneos, ureteres e uretra; colas quente e de isopor; Estilete e tesoura; Folha de papel A4- para desenhar o molde do tronco corporal onde se localiza o sistema. Após aula expositiva em sala  com explicação geral de todo o Sistema, exibi a maquete e pedi que os alunos confeccionassem as suas em casa e em dupla, e qu