terça-feira, 15 de novembro de 2011

ECONOMIA CRIATIVA

        


            A importância da valorização cultural na esfera pública bem como o  fortalecimento de políticas na área, são de suma importância para o aumento e a facilidade de alocação de recursos no desenvolvimento de serviços culturais, inclusive no setor privado, com o estabelecimento de parceiros dentro de uma política de vantagens fiscais para as empresas. Outro efeito, é a necessidade de organização das indústrias culturais específicas de determinadas regiões para manterem-se autônomas e livres da influência de outras modalidades culturais sob o risco de caírem  no esquecimento. Essa organização foi significativa no que diz respeito à valorização, profissionalização e atuação dos profissionais da área, tanto na esfera da geração dos bens culturais, quanto na valorização de projetos para alocação de recursos. Essa explosão  do acesso à cultura no mundo globalizado, face ao desenvolvimento das tecnologias da informação, permitiu uma aproximação de fronteiras, provocando uma mobilização político-econômica nos países que passaram a se organizar e investir no setor de comércio de bens e serviços culturais como fator primordial de desenvolvimento econômico, preservação e fortalecimento de suas identidades e melhoria da qualidade de vida de seus  povos.
          No contexto da cultura como valor simbólico e econômico, o BNDES é uma empresa focada no financiamento de programas, projetos, obras e serviços que se relacionam com o desenvolvimento sustentável, econômico, social e ambiental, realizando investimentos em todos os segmentos da economia. Para o BNDES, a cultura é uma alavanca para o desenvolvimento sócio-econômico sustentável do Brasil na produção de renda e bem-estar, proporcionando a inclusão social de grupos diversos.  No bojo desse hibridismo, o BNDES procura estimular e contribuir para o desenvolvimento das empresas criativas e dos seus agentes, ampliando o mercado de bens e serviços culturais com sustentabilidade econômica e ganhos sociais, oferecendo ao setor cultural um diversificado conjunto de instrumentos de apoio financeiro com recursos não reembolsáveis, financiamentos e capital de risco. Nesse sentido, a política do BNDES é valorizar a cultura fortalecendo a economia.
             A Economia Criativa vem ganhando espaço nas políticas estratégicas de vários países porque se traduz, no campo da economia mundial, como um setor em expansão que muito cresce e emprega pessoas. Nesse sentido, possui o papel de agregar valor às parcelas de criatividade, simbologia, inovação e propriedade intelectual dos produtos culturais e criativos; Encarrega-se ainda de traduzir-se em geração de trabalho, renda, oportunidades empreendedoras e crescimento econômico; Tem ainda a responsabilidade de creditar à cultura o papel de promover o desenvolvimento sócio-econômico e regional, por meio de um novo modelo de desenvolvimento mais inclusivo, solidário e descentrado. Apesar dos governos de vários países já possuírem estratégias estabelecidas entre os setores público e privado no planejamento a longo prazo  para o desenvolvimento da economia criativa, o grande desafio para esse desenvolvimento ainda é a articulação e construção de políticas sólidas e integradas para o setor.
           O Programa Cinema Perto de Você é um bom exemplo de modelo articulado de estratégias descentralizadas na promoção do desenvolvimento sócio-econômico, apoiando estratégias de construção e ampliação de salas de cinema em municípios brasileiros. Ele financia todos os itens necessários à execução de projetos e planos de negócios, inclusive despesas com juros durante a carência e capital de giro, desde que associados ao projeto de investimento que é voltado exclusivamente ao setor áudio visual. Nesse sentido, os clientes do programa são as sociedades empresariais que mantenham atividades relacionadas à cadeia produtiva da economia da cultura brasileira em suas várias modalidades configurando-se nos objetivos da economia criativa principalmente no que diz respeito à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos; treinamento, capacitação gerencial e tecnológica, além da certificação da equipe técnica contratada entre  tantos outros benefícios À região contemplada com o programa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário