O Exame Nacional de Ensino Médio e o Sistema de Seleção Unificado para o Ensino Superior fortalecem sim o processo de democratização da Educação e traz consigo uma pauta a ser levantada, que é o investimento na melhoria dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas do país. Se o exame objetiva verificar as competências e habilidades que o aluno domina, devendo este demonstrar capacidade para interpretar gráficos, textos, mapas e informações em diversas linguagens, esse modelo avaliativo de se implantado desde o ensino fundamental, pois o que muito se observa, são alunos incapazes de argumentar e solucionar problemas cotidianos nas séries terminais do Ensino Fundamental. Também não é pra menos, que as pesquisas demonstram que dos alunos que ingressam na escola, apenas em torno de 57% conclui o Ensino Fundamental e algo por volta de 47% conclui o ensino médio. Garantir a vaga somente na Universidade não vai adiantar, tanto quanto não adianta garantir só a vaga na escola, visto que dos alunos que terminam o ensino médio no Brasil, só 28% aprendem o conteúdo de português e apenas 11%, o de matemática. Qual a perspectiva desse aluno, defasado de conhecimento, dentro de uma universidade contemplando um futuro tão “assustador” quanto competitivo, face as suas dificuldades? O gargalo se estreita mais ainda em relação ao ingresso desses jovens “sobreviventes” na Universidade: As pesquisas revelam que apenas uns 40% conseguem adentrar no estabelecimento de ensino superior. Nesse contexto, entendo que as políticas de inclusão e democratização da educação brasileira devem dar assistência para mudanças que permeiem toda a educação básica, aliadas ainda, aos investimentos nas condições de ensino e valorização dos profissionais do Magistério. Educação é algo tão multidisciplinar, expressivo e complexo, quanto à necessidade que se tem de se educar para sobreviver e que, portanto, deve ser contemplada em sua totalidade e não apenas em partes fragmentadas.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PROPEG MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO Fone: (084) 3315-2196 e-mail: profbiouern@gmail.com SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SISTEMA REPRODUTOR HUMANO Tópico 7: Bases Morfofisiológicas da Reprodução Humana Sequência Didática sobre Aula Prática do Sistema Reprodutor Humano com confecção de maquete em aula de Biologia na 3ª Série do Ensino Médio, apresentado ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para fins de avaliação. MOSSORÓ 2018 SEQUÊNCIA DIDÁTICA Título: Reprodução Humana Conteúdo: Sistemas Genitais Masculino e Feminino Objetivos : Confeccionar modelos didáticos tridimensionais dos Sistemas Genitais Humanos a partir de figuras bidimensionais; comparando essas estruturas anatômicas quanto à forma e função; Aprofundar
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