GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PROPEG
MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO
Fone: (084) 3315-2196 e-mail: profbiouern@gmail.com
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA: SISTEMA REPRODUTOR HUMANO
Tópico
7: Bases Morfofisiológicas da Reprodução Humana
MOSSORÓ
2018
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
Título: Reprodução
Humana
Conteúdo: Sistemas
Genitais Masculino e Feminino
Objetivos :
Confeccionar
modelos didáticos tridimensionais dos Sistemas Genitais Humanos a partir de
figuras bidimensionais; comparando essas estruturas anatômicas quanto à forma e
função;
Aprofundar
conhecimentos sobre a anatomia e fisiologia humanas, em particular dos órgãos
sexuais e dos sistemas reprodutores masculino e feminino na vida adulta;
Explorar
o conceito de sexualidade, além da função biológica, e compreender a
importância de valorizar as dimensões efetivas, sociais e da atenção à saúde na
adolescência.
Justificativa
A
educação do século XX é marcada pela determinação de trabalhar a sexualidade no
espaço escolar. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), rezam que a escola
é espaço para discussão e abordagem, nos diferentes espaços educativos, de
questões relacionadas ao estudo do corpo, saúde sexual, infecções sexualmente
transmissíveis e gravidez, de modo a proporcionar que crianças e adolescentes
sejam educados/as para a vivência da sexualidade (RIBEIRO e MAGALHÃES, 2017).
Adolescentes
e jovens, por serem considerados pessoas saudáveis, não têm a necessária
atenção à saúde, a não ser nas questões de saúde reprodutiva. Hoje, no entanto,
as condições de saúde desse grupo populacional tornaram-se um diferencial que
evidencia a sua vulnerabilidade frente às diferentes formas de violências e a
crescente incidência de mortalidade, evidenciadas especialmente pelas causas
externas, e exposição às infecções relacionadas à sexualidade (BRASIL, 2010).
A
educação sexual é necessária e deve ser um processo contínuo na vida de
qualquer pessoa. Tornar-se efetivamente adulto é ser capaz de amar, de
comprometer-se e de optar com liberdade e responsabilidade por suas escolhas. A
atividade sexual desprotegida entre os adolescentes é um problema de saúde
pública e traz novos desafios éticos para a saúde, embasados na promoção das
transformações socioculturais e de qualidade das relações humanas.
De
1980 a junho de 2017, foram identificados no país 882.810 casos de AIDS e a
estimativa é de que existam 830 mil pessoas infectadas com o HIV no país. A
notificação anual fica entre 40 mil novos casos nos últimos cinco anos e a
mortalidade registrada desde o surgimento da doença até o ano de 2016 foi de
316.088 óbitos (BRASIL, 2017).
Estamos
nos dando conta de que a informação científica não constitui, na verdade, real
ferramenta de orientação de escolhas racionais e que não é suficiente, por si
só, para aumentar a liberdade de decisão das pessoas. Nesse sentido, essa
sequência didática justifica-se pela necessidade de incentivar o adolescente a
se tornar sujeito ativo de seu cuidado, o que se torna possível através do
autoconhecimento da morfofisiologia do seu sistema genital, implementando,
assim, medidas de educação em saúde que visem à prevenção de agravos (SOUZA et
al, 2014). Para tal, é necessário identificar as necessidades de saúde do
grupo, as reflexões dos adolescentes no que tange a sua saúde e a dos demais
que os cercam, e sobretudo ter o conhecimento cognitivo efetivo do que estudam
em sala de aula.
Tempo
de duração previsto:
6 horas-aulas (2 aulas para sondagem do conhecimento
adquirido nas aulas expositivas, 2 aulas para confecção dos modelos anatômicos e 2 aulas para
apresentação dos modelos à turma).
Estratégias Pedagógicas
Esta
sequência didática procurou estabelecer estratégias pedagógicas associadas à
transmissão do conhecimento significativo, procurando desenvolver o
protagonismo e autonomia dos alunos de forma reflexiva onde os mesmos pudessem
externar os conceitos teóricos adquiridos nas aulas de Biologia. Trata-se da
confecção de maquetes dos Sistemas Genitais Humanos, como ferramenta de fixação
das competências estabelecidas no planejamento das aulas para que os estudantes
desenvolvam habilidades éticas no auto cuidado com o corpo e sua saúde.
1
– Aula expositiva e dialogada cuja competência visa compreender interações
entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana,
relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características
individuais. Para essa competência deve desenvolver as habilidades de reconhecer
mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características
dos seres vivos (H 13) e interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos
ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas
biológicos (H 15).
2
- Após a aula expositiva, os alunos
foram convidados a fazer uma retrospectiva do conteúdo estudado, baseado na
análise da imagens apresentadas no livro didático e verificando se as mesmas apresentaram
valor didático com carga cognitiva. Essa verificação é feita a partir de
formação de grupos e distribuição de imagens simplificados dos sistemas
genitais para que os mesmos identifiquem os órgãos com base nos conhecimentos
adquiridos anteriormente (Figura em anexo).
3-
Projeta-se no quadro a imagens com a identificação dos órgãos para que os
alunos possam conferir o preenchimento. Abre-se a discussão no grupo a partir
da reflexão de até onde conhecemos o nosso corpo. É preciso fortalecer nos
estudantes a convicção de que se não conhecemos o nosso organismo, seu
funcionamento e suas nomenclaturas, será difícil incorporar medidas de
prevenção e autocuidado. Esse desconhecimento está intrinsicamente ligado aos altos
índices de doenças nesta população bem como os casos de gravidez indesejada na
adolescência. É um momento para o bate-papo com a turma tirando eventuais
dúvidas.
4
- Confecção do modelos anatômicos dos Sistemas Genitais masculino e Feminino,
utilizando massa de modelar, biscuit ou massa modelar caseira que possui
diversas receitas disponíveis na internet. Importante trabalhar conceitos matemáticos de escala e proporção
dos órgãos. As maquetes podem ser construídas em 3 dimensões, de acordo com as
habilidades dos grupos, existem diversos vídeos relacionados disponíveis na
intenet. O importante é que os alunos trabalhem conceitos de forma, localização
e função desses órgãos durante o processo. A ideia é partir do pressuposto de
que ”O que eu ouço, eu esqueço. O que eu
vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo” (Confúcio). Trabalhar com maquetes
é estimular de forma criativa o conhecimento da anatomia dos sistemas reprodutores
masculino e feminino, objetivando identificar o posicionamento anatômico dos
órgãos que compõem os sistemas reprodutores e verificar as diferenças
anatômicas dos mesmos.
5-
Apresentação das maquetes à turma com explicação sobre a localização e função
dos órgãos que compõem os Sistemas Reprodutores Humano, realizados pelas
próprias equipes.
Material didático
-
Livro Didático;
-
Base de madeira;
-
Massa de modelar;
-
Massa epóx ( adicionar a de modelar)
-
Tinta guache;
-
Pincel;
-
Papelão;
-
Raio de bicicleta (suporte da maquete)
Avaliação do processo
A
forma tradicional de abordar os conteúdos relacionados a sexualidade, baseada
apenas na informação sobre a anatomia e fisiologia dos órgãos, leva a um
distanciamento entre a aprendizagem escolar significativa e a vida dos jovens
em sociedade (BRASIL, 2010). Para aprender para a vida, é necessário promover a
compreensão e valorização de corpos reais, de pessoas reais. A sequência aqui proposta, baseia-se em
situações reais de construção de conhecimento através da construção de maquetes
onde os estudantes aprofundam os estudos como sujeitos ativos do processo. A
avaliação se dá através da exposição e explicação dos Sistemas realizadas pelos
próprios alunos em sala de aula. Como verificação dessa aprendizagem, sugere-se
entregar novamente os desenhos dos Sistemas Genitais, em branco, para que os
mesmos possam preencher novamente descrevendo as funções, bem como pode-se
utilizar outros testes de avaliação como a “lotasex” (Loteria da sexualidade).
Referências
Bibliográficas
BRASIL. Ministério
da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas
Estratégicas. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de
adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. – Brasília,
2010. 132 p. : il. – (Série A. Normas e
Manuais Técnicos)
______.
Ministério da Saúde. Coordenação Nacional de DSTS/AIS. Dados
Epidemiológicos/AIDS -2017. Disponível em: http://www.aids.gov.br/data/Pages.
Acesso em 29/11/2018.
______.
Ministério da Saúde. Saúde Sexual e Reprodutiva. Brasília: 2010. (Cadernos de
Atenção Básica, n.26) (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
_______. Ministério da Saúde. Secretaria de
Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Direitos
sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais. Brasília, 2009.
LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. BIO
– volume 2. São Paulo: Saraiva, 2016
RIBEIRO, Paula
Regina Costa, MAGALHÃES, Joana Lira Corpes. Debates contemporâneos sobre Educação
para a sexualidade - Rio Grande: Ed. da FURG, 2017.
SOUSA, Zaira
Andressa Alves de, SILVA, Julyana Gall da, FERREIRA, Márcia de Assunção.
Saberes e práticas de adolescentes sobre saúde: implicações para o estilo de
vida e cuidado de si. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 18(3),
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Jul-Set 2014.
Anexos:
A
Figura 1:
Sistema Genital Feminino, A – em branco e B- órgãos identificados. Fonte: Cesar
& Sezar, Editora saraiva
B
Figura 1:
Sistema Genital Masculino, A – em branco e B- órgãos identificados. Fonte:
Cesar & Sezar, Editora saraiva
Fotos:
Construção das maquetes.
LOTASSEX (loteria da sexualidade - Adaptado)
Teste
os conhecimentos dos estudantes sobre os assuntos que já foram estudados.
Pergunta
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Sim
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Não
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1) A fecundação ocorre no útero da mulher
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2) Os testículos são glândulas
responsáveis pela Produção dos espermatozóides.
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3) O sêmen é constituído apenas de
espermatozóides.
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4) Fora do período as mulheres podem
engravidar
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5) As primeiras gotas que saem do pênis
durante a relação sexual podem engravidar
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6) Os espermatozoides ficam armazenados na
Próstata
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7) O homem ao contrário da mulher pode
reproduzir por toda a vida.
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8) A camizinha deve ser usada apenas para
prevenir a gravidez
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9)
O ciclo menstrual corresponde ao
período do mês em que a garota menstrua
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10)O rompimento do
hímen ocorre na primeira relação sexual
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Número de pontos:
0 a 3 acertos:
você precisa se informar melhor
5 a 6 acertos: você está quase esperto neste
assunto, continue se informando.
7 a 10 acertos:
Parabéns! Você está bem informado, mas não deixe de se informar cada vez
mais.
Fonte: Secretaria da Educação estado do paraná.
Dispinível: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2355-6.pdf
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