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SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MODELOS TRIDIMENSIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO



GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PROPEG
MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO
Fone: (084) 3315-2196   e-mail: profbiouern@gmail.com    



SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SISTEMA REPRODUTOR HUMANO
Tópico 7: Bases Morfofisiológicas da Reprodução Humana

Sequência Didática sobre Aula Prática do Sistema Reprodutor Humano com confecção de maquete em aula de Biologia na 3ª Série do Ensino Médio, apresentado ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para fins de avaliação.

MOSSORÓ
2018



SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Título: Reprodução Humana

Conteúdo: Sistemas Genitais Masculino e Feminino

 Objetivos :
Confeccionar modelos didáticos tridimensionais dos Sistemas Genitais Humanos a partir de figuras bidimensionais; comparando essas estruturas anatômicas quanto à forma e função;
Aprofundar conhecimentos sobre a anatomia e fisiologia humanas, em particular dos órgãos sexuais e dos sistemas reprodutores masculino e feminino na vida adulta;
Explorar o conceito de sexualidade, além da função biológica, e compreender a importância de valorizar as dimensões efetivas, sociais e da atenção à saúde na adolescência.

Justificativa
A educação do século XX é marcada pela determinação de trabalhar a sexualidade no espaço escolar. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), rezam que a escola é espaço para discussão e abordagem, nos diferentes espaços educativos, de questões relacionadas ao estudo do corpo, saúde sexual, infecções sexualmente transmissíveis e gravidez, de modo a proporcionar que crianças e adolescentes sejam educados/as para a vivência da sexualidade (RIBEIRO e MAGALHÃES, 2017).
Adolescentes e jovens, por serem considerados pessoas saudáveis, não têm a necessária atenção à saúde, a não ser nas questões de saúde reprodutiva. Hoje, no entanto, as condições de saúde desse grupo populacional tornaram-se um diferencial que evidencia a sua vulnerabilidade frente às diferentes formas de violências e a crescente incidência de mortalidade, evidenciadas especialmente pelas causas externas, e exposição às infecções relacionadas à sexualidade (BRASIL, 2010).
A educação sexual é necessária e deve ser um processo contínuo na vida de qualquer pessoa. Tornar-se efetivamente adulto é ser capaz de amar, de comprometer-se e de optar com liberdade e responsabilidade por suas escolhas. A atividade sexual desprotegida entre os adolescentes é um problema de saúde pública e traz novos desafios éticos para a saúde, embasados na promoção das transformações socioculturais e de qualidade das relações humanas.
De 1980 a junho de 2017, foram identificados no país 882.810 casos de AIDS e a estimativa é de que existam 830 mil pessoas infectadas com o HIV no país. A notificação anual fica entre 40 mil novos casos nos últimos cinco anos e a mortalidade registrada desde o surgimento da doença até o ano de 2016 foi de 316.088 óbitos (BRASIL, 2017).
Estamos nos dando conta de que a informação científica não constitui, na verdade, real ferramenta de orientação de escolhas racionais e que não é suficiente, por si só, para aumentar a liberdade de decisão das pessoas. Nesse sentido, essa sequência didática justifica-se pela necessidade de incentivar o adolescente a se tornar sujeito ativo de seu cuidado, o que se torna possível através do autoconhecimento da morfofisiologia do seu sistema genital, implementando, assim, medidas de educação em saúde que visem à prevenção de agravos (SOUZA et al, 2014). Para tal, é necessário identificar as necessidades de saúde do grupo, as reflexões dos adolescentes no que tange a sua saúde e a dos demais que os cercam, e sobretudo ter o conhecimento cognitivo efetivo do que estudam em sala de aula.

Tempo de duração previsto:
6 horas-aulas (2 aulas para sondagem do conhecimento adquirido nas aulas expositivas, 2 aulas para confecção  dos modelos anatômicos e 2 aulas para apresentação dos modelos à turma).


Estratégias Pedagógicas
Esta sequência didática procurou estabelecer estratégias pedagógicas associadas à transmissão do conhecimento significativo, procurando desenvolver o protagonismo e autonomia dos alunos de forma reflexiva onde os mesmos pudessem externar os conceitos teóricos adquiridos nas aulas de Biologia. Trata-se da confecção de maquetes dos Sistemas Genitais Humanos, como ferramenta de fixação das competências estabelecidas no planejamento das aulas para que os estudantes desenvolvam habilidades éticas no auto cuidado com o corpo e sua saúde.
1 – Aula expositiva e dialogada cuja competência visa compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais. Para essa competência deve desenvolver as habilidades de reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos (H 13) e interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos (H 15).
2 -  Após a aula expositiva, os alunos foram convidados a fazer uma retrospectiva do conteúdo estudado, baseado na análise da imagens apresentadas no livro didático e verificando se as mesmas apresentaram valor didático com carga cognitiva. Essa verificação é feita a partir de formação de grupos e distribuição de imagens simplificados dos sistemas genitais para que os mesmos identifiquem os órgãos com base nos conhecimentos adquiridos anteriormente (Figura em anexo).
3- Projeta-se no quadro a imagens com a identificação dos órgãos para que os alunos possam conferir o preenchimento. Abre-se a discussão no grupo a partir da reflexão de até onde conhecemos o nosso corpo. É preciso fortalecer nos estudantes a convicção de que se não conhecemos o nosso organismo, seu funcionamento e suas nomenclaturas, será difícil incorporar medidas de prevenção e autocuidado. Esse desconhecimento está intrinsicamente ligado aos altos índices de doenças nesta população bem como os casos de gravidez indesejada na adolescência. É um momento para o bate-papo com a turma tirando eventuais dúvidas.
4 - Confecção do modelos anatômicos dos Sistemas Genitais masculino e Feminino, utilizando massa de modelar, biscuit ou massa modelar caseira que possui diversas receitas disponíveis na internet. Importante trabalhar  conceitos matemáticos de escala e proporção dos órgãos. As maquetes podem ser construídas em 3 dimensões, de acordo com as habilidades dos grupos, existem diversos vídeos relacionados disponíveis na intenet. O importante é que os alunos trabalhem conceitos de forma, localização e função desses órgãos durante o processo. A ideia é partir do pressuposto de que  ”O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo” (Confúcio). Trabalhar com maquetes é estimular de forma criativa o conhecimento da anatomia dos sistemas reprodutores masculino e feminino, objetivando identificar o posicionamento anatômico dos órgãos que compõem os sistemas reprodutores e verificar as diferenças anatômicas dos mesmos.
5- Apresentação das maquetes à turma com explicação sobre a localização e função dos órgãos que compõem os Sistemas Reprodutores Humano, realizados pelas próprias equipes.

Material didático
- Livro Didático;
- Base de madeira;
- Massa de modelar;
- Massa epóx ( adicionar a de modelar)
- Tinta guache;
- Pincel;
- Papelão;
- Raio de bicicleta (suporte da maquete)

Avaliação do processo
A forma tradicional de abordar os conteúdos relacionados a sexualidade, baseada apenas na informação sobre a anatomia e fisiologia dos órgãos, leva a um distanciamento entre a aprendizagem escolar significativa e a vida dos jovens em sociedade (BRASIL, 2010). Para aprender para a vida, é necessário promover a compreensão e valorização de corpos reais, de pessoas reais.  A sequência aqui proposta, baseia-se em situações reais de construção de conhecimento através da construção de maquetes onde os estudantes aprofundam os estudos como sujeitos ativos do processo. A avaliação se dá através da exposição e explicação dos Sistemas realizadas pelos próprios alunos em sala de aula. Como verificação dessa aprendizagem, sugere-se entregar novamente os desenhos dos Sistemas Genitais, em branco, para que os mesmos possam preencher novamente descrevendo as funções, bem como pode-se utilizar outros testes de avaliação como a “lotasex” (Loteria da sexualidade).

Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. – Brasília, 2010. 132  p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos)
______. Ministério da Saúde. Coordenação Nacional de DSTS/AIS. Dados Epidemiológicos/AIDS -2017. Disponível em: http://www.aids.gov.br/data/Pages. Acesso em 29/11/2018.
______. Ministério da Saúde. Saúde Sexual e Reprodutiva. Brasília: 2010. (Cadernos de Atenção Básica, n.26) (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais. Brasília, 2009.
LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. BIO – volume 2. São Paulo: Saraiva, 2016
RIBEIRO, Paula Regina Costa, MAGALHÃES, Joana Lira Corpes. Debates contemporâneos sobre Educação para a sexualidade - Rio Grande: Ed. da FURG, 2017.
SOUSA, Zaira Andressa Alves de, SILVA, Julyana Gall da, FERREIRA, Márcia de Assunção. Saberes e práticas de adolescentes sobre saúde: implicações para o estilo de vida e cuidado de si. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 18(3), Universidade Federal do Rio de Janeiro. Jul-Set 2014.

Anexos:
A





Figura 1: Sistema Genital Feminino, A – em branco e B- órgãos identificados. Fonte: Cesar & Sezar, Editora saraiva


B




Figura 1: Sistema Genital Masculino, A – em branco e B- órgãos identificados. Fonte: Cesar & Sezar, Editora saraiva


Fotos: Construção das maquetes.
















LOTASSEX (loteria da sexualidade - Adaptado)
Teste os conhecimentos dos estudantes sobre os assuntos que já foram estudados.
Pergunta
Sim
Não
1)        A fecundação ocorre no útero da mulher


2)        Os testículos são glândulas responsáveis pela Produção dos espermatozóides.


3)        O sêmen é constituído apenas de espermatozóides.


4)        Fora do período as mulheres podem engravidar


5)        As primeiras gotas que saem do pênis durante a relação sexual podem engravidar


6)        Os espermatozoides ficam armazenados na Próstata


7)        O homem ao contrário da mulher pode reproduzir por toda a vida.


8)        A camizinha deve ser usada apenas para prevenir a gravidez


9)        O ciclo menstrual corresponde ao período do mês em que a garota menstrua


10)O rompimento do hímen ocorre na primeira relação sexual



Número de pontos:
0 a 3 acertos:  você precisa se informar melhor
5 a 6 acertos: você está quase esperto neste assunto, continue se informando.
7 a 10 acertos: Parabéns! Você está bem informado, mas não deixe de se informar cada vez mais. 


Fonte: Secretaria da Educação estado do paraná. Dispinível: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2355-6.pdf


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