
Hoje é evidente que o Estado reconhece a Educação como um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação, e que garantir o acesso dos seus cidadãos è educação básica é fator decisivo para a garantia de uma sociedade participativa e sócio-economicamente igualitária. Como já falado anteriormente, isso é o resultado não somente de luta mas também da necessidade dos países evoluírem em suas economias. Paralelo à inserção das pessoas nos ambientes escolares, nasce também a problemática que é garantir a permanência destas nas escolas e garanti-lhes um ensino de qualidade se o ambiente intra escolar não é diferente do externo: exclusão social, falta de recursos, marginalização, degradação infraestrutural e desmotivação profissional. São muitos os problemas que permeiam a educação no Brasil e a escola não pode ser o Santo Milagroso dessa parábola se as pessoas já adentram a esta sem perspectiva de vida, sobretudo as classes menos favorecidas. O investimentos devem ser voltados não somente para as instituições de ensino mas também para outros direitos humanos. As pessoas precisam do conhecimento e também de oportunidades para exercerem sua cidadania e essas oportunidades estão atreladas ao direito à moradia, lazer, saúde, esporte, cultura , etc. A escola não é um espaço isolado do mundo- pelo contrário-, e as mudanças sugeridas, pensadas e planejadas dentro dela, devem ser vivenciadas por todos os espaços em seu entorno.
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