Jogo de 45 cartas de baralho, sobre cadeia alimentares, para se jogar no estilo relancinho.
Regras:
Cada jogador recebe 6 cartas. As que sobraram compõem o monte.
O objetivo do jogador é formar uma cadeia alimentar com as cartas que receber.
O primeiro jogador retira uma carta do monte e pode ficar com ela ou descartá-la. Se decidir ficar com ela, deve descartar outra carta.
As cartas descartadas ficam viradas para cima na mesa, formando o monte de descartes. O jogador seguinte poderá retirar a primeira carta do monte ou pegar a descartada pelo outro jogador no monte de descartes. No fim da vez de cada jogador, cada um ainda terá as seis cartas.
O jogador que primeiro conseguir montar combinações com todas as suas cartas ganhará a partida. Para um jogador vencer o jogo, é preciso que todas as cartas da sua mão estejam em alguma combinação desde o produtor ao decompositor.
É o obrigatório que as seis cartas formem uma cadeia alimentar com 1 produtor, 4 consumidores e 1 decompositor.
É possível, ainda, um jogo mais complexo com 9 cartas para a formação de uma teia alimentar. Para isto, admite-se a regra anterior com as 6 cartas e a inclusão da ramificação de uma trinca em algum nível trófico da cadeia formada com os 6 organismos. Exemplo:
Cadeia principal: milho – gafanhoto – galinha – cobra – gavião – decompositores.
Exemplo 1- Ramificação de trinca no gafanhoto: calango – gato – leão.
Exemplo 2- Ramificação de trinca no milho: rato – sapo – coruja.
Exemplo 3- Ramificação de trinca no milho: veado – jacaré – onça.
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