sábado, 12 de março de 2011

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO




Planejar é uma necessidade inerente ao cotidiano humano visto que buscamos viver em função daquilo que foi pensado e planejado. Na Educação  o planejamento também se desdobra em práticas de normas e rotinas que são estabelecidas desde o foco legislativo que rege a política educacional do País ( CF, LDB, PCN, PNE, Conselhos e Resoluções), até à prática do professor na sala de aula. O planejamento possibilita traçar o  trabalho a ser desenvolvido pelo educador, permeando as  ações e objetivos  a serem alcançados e os mecanismos possíveis ou inconvenientes ao exercício desta ação. Ele permite que o professor seja capaz de prever as dificuldades  e estabelecer prováveis resoluções porque é definido a partir da condição e da realidade onde serão propostas suas ações. Essa condição mínima para  a efetivação do trabalho é o ponto de partida para que eu saiba o quê, para quê e quem planejar e ainda quais estratégias serão estabelecidas para que tais objetivos sejam alcançados e garanta o sucesso do planejamento, o que constitui o ponto de chegada. O planejamento é, portanto, a garantia do sucesso na ação educativa por que estabelece o início, o meio flexível e o final da ação, previamente definida e refletida pelo seu autor.

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