O Conselho Escolar é construído coletivamente de acordo com a organização político-pedagógica da escola e modelo de sociedade que se deseja constituir superando a centralidade do poder instituído na unidade. A implementação deste permite que diferentes setores sociais contribuam e participem da gestão escolar de forma democrática e institucionalizada, priorizando a dimensão participativa de co-gestão, administração colegiada, democracia participante e autogestão. A co-gestão busca equilíbrio de poder e participação comunitária nas decisões do processo educativo. Essa administração colegiada é o princípio da democracia participante porque seus membros elegem delegados para representarem seus interesses. O processo democrático de autogestão permite que aos cidadãos a administração direta da instituição. Nesse sentido, são necessários meios, ações e condições favoráveis para se repensar a cultura escolar e local, e ainda os processos de distribuição interior de poder. Isso significa reconhecer que na escola todos têm contribuições e saberes para compartilhar e que os processos realizados nos espaços da escola são vivências formativas e cidadãs. O Conselho é o sítio de discussões das questões educativas e seus desdobramentos no Projeto Político da escola efetuando funções deliberativas decidindo sobre a organização, ações e funcionamento escolar nas áreas pedagógica, administrativa e financeira; função consultiva de assessoramento aos diversos segmentos escolares; função fiscal de avaliação das ações e função mobilizadora, promovendo a participação integrada da comunidade escolar na melhoria da qualidade da educação. Dentro das atribuições do Conselho, está a elaboração do regimento interno definindo o seu funcionamento e também a elaboração do Projeto Político-Pedagógico Escolar. O Conselho deve garantir a participação comunitária valorizando a cultura local, acompanhando a evolução dos indicadores educacionais e propondo intervenções que visem à melhoria do ensino. Para tanto, é imprescindível um plano de formação continuada dos conselhos já que são constituídos por toda a comunidade escolar e eleitos pelos segmentos que estes representam.
MAQUETE SISTEMA CIRCULATÓRIO - CORAÇÃO Olá pessoal! Muita gente me pedindo o passo a passo desta aula prática de Ciências para a confecção de maquete do Coração Humano. Pois bem, aqui estão as fotos e lista de material. O trabalho pode ser realizado em grupo, no tempo de 02 aulas, após aula expositiva do Conteúdo da Coleção Radix 8º ano. Material: 04 caixas de fósforo vazias; 06 canudinhos de refresco ou feitos de jornal (mais prático); Cola quente; Tinta guache vermelho e azul; Pincel; Tesoura; Desenho do tórax humano; Lápis para colorir; Base de papelão ( usamos também uma capa velha de caderno). Procedimentos; - Pinte as caixas de fósforo nas cores azul e vermelho para formar os átrios e ventrículos cardíacos; -Pinte o desenhos do tórax destacando os pulmões de róseo e o coração de vermelho; - Cole os átrios e ventrículos nos seus devidos lugares. - Faça dois orifícios na caixa que representa o Átrio Direito para pos
Este seu texto resume, em poucas palavras, o que se precisa entender por Conselho Escolar.
ResponderExcluirPerfeito!
Valeu Ana Cláudia. Estamos aí na luta por uma educação de qualidade e igualitária. Felicidades.
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