
Sem dúvida, conceituar ou mensurar a qualidade na educação é um fenômeno bastante complexo, pois bem como já relatado pelos colegas, isso aborda várias dimensões comuns assim como envolve a relação de recursos materiais e humanos; as relações intra-sala de aula, como o processo de ensino dos educandos, seus desempenhos, o currículo e as expectativas de aprendizagem geradas nesses atores da comunidade escolar. A gestão escolas e a visão dos agentes da escola e de toda a comunidade sobre o papel da instituição no desenvolvimento social e na emancipação humana também norteiam o conceito de qualidade. Portanto, a qualidade da escola implica a existência de insumos indispensáveis, de condições dignas de trabalho e de pessoal qualificado, valorizado e motivado a se engajar no processo educativo das pessoas. Nesse sentido, a qualidade é uma ação contínua de construção ativa e incondicional por profissionais da educação, pais e alunos, engajados pedagógica, técnica e politicamente no processo educativo dos discentes. Sendo bem objetivo, acredito que escola de qualidade é aquela em que o professor ensina, o aluno aprende e realidade se transforma.
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