O Conselho Escolar é construído coletivamente de acordo com a organização político-pedagógica da escola e modelo de sociedade que se deseja constituir superando a centralidade do poder instituído na unidade. A implementação deste permite que diferentes setores sociais contribuam e participem da gestão escolar de forma democrática e institucionalizada, priorizando a dimensão participativa de co-gestão, administração colegiada, democracia participante e autogestão. A co-gestão busca equilíbrio de poder e participação comunitária nas decisões do processo educativo. Essa administração colegiada é o princípio da democracia participante porque seus membros elegem delegados para representarem seus interesses. O processo democrático de autogestão permite que aos cidadãos a administração direta da instituição. Nesse sentido, são necessários meios, ações e condições favoráveis para se repensar a cultura escolar e local, e ainda os processos de distribuição interior de poder. Isso significa reconhecer que na escola todos têm contribuições e saberes para compartilhar e que os processos realizados nos espaços da escola são vivências formativas e cidadãs. O Conselho é o sítio de discussões das questões educativas e seus desdobramentos no Projeto Político da escola efetuando funções deliberativas decidindo sobre a organização, ações e funcionamento escolar nas áreas pedagógica, administrativa e financeira; função consultiva de assessoramento aos diversos segmentos escolares; função fiscal de avaliação das ações e função mobilizadora, promovendo a participação integrada da comunidade escolar na melhoria da qualidade da educação. Dentro das atribuições do Conselho, está a elaboração do regimento interno definindo o seu funcionamento e também a elaboração do Projeto Político-Pedagógico Escolar. O Conselho deve garantir a participação comunitária valorizando a cultura local, acompanhando a evolução dos indicadores educacionais e propondo intervenções que visem à melhoria do ensino. Para tanto, é imprescindível um plano de formação continuada dos conselhos já que são constituídos por toda a comunidade escolar e eleitos pelos segmentos que estes representam.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PROPEG MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO Fone: (084) 3315-2196 e-mail: profbiouern@gmail.com SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SISTEMA REPRODUTOR HUMANO Tópico 7: Bases Morfofisiológicas da Reprodução Humana Sequência Didática sobre Aula Prática do Sistema Reprodutor Humano com confecção de maquete em aula de Biologia na 3ª Série do Ensino Médio, apresentado ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para fins de avaliação. MOSSORÓ 2018 SEQUÊNCIA DIDÁTICA Título: Reprodução Humana Conteúdo: Sistemas Genitais Masculino e Feminino Objetivos : Confeccionar modelos didáticos tridimensionais dos Sistemas Genitais Humanos a partir de figuras bidimensionais; comparando essas estruturas anatômicas quanto à forma e função; Aprofundar
Este seu texto resume, em poucas palavras, o que se precisa entender por Conselho Escolar.
ResponderExcluirPerfeito!
Valeu Ana Cláudia. Estamos aí na luta por uma educação de qualidade e igualitária. Felicidades.
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