Sem dúvida o currículo é uma ferramenta de grande importância no contexto escolar, pois constitui a base dos conhecimentos que serão proporcionados aos alunos em determinado curso ou série/ciclo. È ainda alvo tanto de debates quanto de dúvidas no meio educacional uma vez que muitos profissionais da educação compreendem-no apenas como os pressupostos da LDB enfocado na base comum e diversificada. O Currículo, mais do que isso, deve explicitar o projeto político da escola e orientar a prática do professor, assim como deve compreender os aspectos do crescimento intelectual dos alunos levando em conta as especificidades e a cultura destes. Quero compartilhar ainda, no que diz respeito às experiências escolares que o currículo planeja e as atividades pelas quais os alunos aprendem, que eu acredito que o currículo da maioria das escolas não vêm atendendo à demanda das mudanças tecnológicas que o mundo globalizado vem sofrendo na produção do conhecimento. Existe uma distância no que prevê os currículos escolares e o que os alunos aprendem realmente e isso está explicitado nos resultados das avaliações externas e números do SAEB. Concluindo, acho que a gestão deve estabelecer um olhar mais amplo para o currículo ciente de que ele orienta as matérias a serem ministradas permeando o plano da gestão e o programa de ensino e que, portanto, ele deve ser construído permanentemente.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PROPEG MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO Fone: (084) 3315-2196 e-mail: profbiouern@gmail.com SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SISTEMA REPRODUTOR HUMANO Tópico 7: Bases Morfofisiológicas da Reprodução Humana Sequência Didática sobre Aula Prática do Sistema Reprodutor Humano com confecção de maquete em aula de Biologia na 3ª Série do Ensino Médio, apresentado ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para fins de avaliação. MOSSORÓ 2018 SEQUÊNCIA DIDÁTICA Título: Reprodução Humana Conteúdo: Sistemas Genitais Masculino e Feminino Objetivos : Confeccionar modelos didáticos tridimensionais dos Sistemas Genitais Humanos a partir de figuras bidimensionais; comparando essas estruturas anatômicas quanto à forma e função; Aprofundar
Comentários
Postar um comentário