Pular para o conteúdo principal

BARRO PARTICIPA DE CARAVANA NORDESTE CONTRA O TRABALHO INFANTIL


        
Iniciou-se nesta quarta-feira, 02 de maio, a Caravana Cearense contra o Trabalho Infantil. O evento, faz parte de Caravana Nordeste Contra o Trabalho Infantil que está percorrendo os Estados de São Luís-MA, Teresina-PI, Natal-RN, João Pessoa-PB, Maceió-AL, Aracaju-SE e Recife-PE, encerrando-se na semana de 2 a 4 de junho de 2012, na Cidade de Salvador-BA. O trabalho se concentra na realização de diversas atividades de sensibilização e mobilização da sociedade civil, a fim de obter compromissos dos poderes executivo, legislativo e judiciário para o fortalecimento das políticas públicas de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, em especial a educação. A largada da mobilização no Ceará se deu na cidade de Brejo Santo e passará nos 20 Municípios sedes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede). Os próximos municípios a receber a Caravana são Juazeiro do Norte e Crato e após estes o evento segue por Senador Pompeu, Iguatu, Tauá, Crateús, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Itapipoca, Maracanaú, Canindé, Baturité, Quixadá, Horizonte, Russas, Jaguaribe e Icó.  O Município do Barro esteve presente nos trabalhos da CREDE 20, em Brejo Santo, percorrendo entidades de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente. Foram visitadas as sedes do Governo Municipal, Conselho Tutelar e de Direitos, Secretaria do Trabalho e Assistência e Poder Legislativo da referida cidade. Na ocasião o representante do Ministério Público do Trabalho no Ceará, Antônio de Oliveira Lima, entregou aos representantes destes órgãos, a bandeira com o símbolo mundial do Combate ao Trabalho Infantil. Trata-se de um catavento com cinco hélices que representam todos os continentes. Ao girar, elas inspiram a mobilização e a geração de energia, capaz de mudar a situação de milhões de crianças exploradas em todo o mundo. Ele também lembra o lúdico e a brincadeira, que deve existir na vida de toda criança com a conjugação de cinco verbos representados pelas pontas: Crescer, Sonhar, Brincar, Aprender e Conviver. Nos painéis apresentados durante todo o dia, o município do Barro foi destacado como sendo o da CREDE 20 com menor percentual de crianças em situação de Trabalho Infantil. O Coordenador Municipal do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes do Município, Eliando Oliveira, citou durante sua apresentação a importância do Programa e do trabalho realizado nos estabelecimentos de ensino no que diz respeito à educação e conscientização de toda a comunidade escolar, refletido principalmente nos indicadores do último censo e na atuação do PETI que atende a 28 crianças e Conselho Tutelar que em doze meses recebeu apenas uma denúncia de criança em situação de trabalho infantil. Segundo o Coordenador, apesar dos baixos índices, acredita-se, ainda, na existência da exploração de mais crianças e para tanto, inicia-se no mês de maio, uma pesquisa e busca ativa de casos dentro do município realizado com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde em parceria com o Programa Saúde na Escola. O PETECA foi implantado no Barro desde 2009 e atualmente atua em 12 escolas municipais prevendo para este ano o atendimento a mais de 3 mil alunos da rede municipal de ensino. As atividades da Caravana no Ceará são coordenadas pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente no Ceará (Feeti-Ce), que tem a sua frente o Ministério Público do Trabalho, a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, a Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE), o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/CE), a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, dentre outros órgãos e entidades de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Em Brejo Santo, além da Coordenação do PETECA do Barro, marcaram presença ainda representações do Conselho Tutelar deste município e Conselho de Direitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MODELOS TRIDIMENSIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE  -  UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PROPEG MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO Fone: (084) 3315-2196   e-mail:  profbiouern@gmail.com     SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SISTEMA REPRODUTOR HUMANO Tópico 7: Bases Morfofisiológicas da Reprodução Humana Sequência Didática sobre Aula Prática do Sistema Reprodutor Humano com confecção de maquete em aula de Biologia na 3ª Série do Ensino Médio, apresentado ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para fins de avaliação. MOSSORÓ 2018 SEQUÊNCIA DIDÁTICA Título: Reprodução Humana Conteúdo: Sistemas Genitais Masculino e Feminino   Objetivos : Confeccionar modelos didáticos tridimensionais dos Sistemas Genitais Humanos a partir de figuras bidimensionais; comparando essas estruturas anatômicas quanto à forma e função; Aprofundar

AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS : CONSTRUINDO UMA MAQUETE DO CORAÇÃO

MAQUETE SISTEMA CIRCULATÓRIO - CORAÇÃO Olá pessoal! Muita gente me pedindo o passo a passo desta aula prática de Ciências para a confecção de maquete do Coração Humano. Pois bem, aqui  estão as fotos e lista   de material. O trabalho pode ser realizado em grupo, no tempo de 02 aulas, após aula expositiva do Conteúdo da Coleção Radix 8º ano. Material: 04 caixas de fósforo vazias; 06 canudinhos de refresco ou feitos de jornal (mais prático); Cola quente; Tinta guache vermelho e azul; Pincel; Tesoura; Desenho do tórax humano; Lápis para colorir; Base de papelão ( usamos também uma capa velha de caderno). Procedimentos; - Pinte as caixas de fósforo nas cores azul e vermelho para formar os átrios e ventrículos cardíacos; -Pinte o desenhos do tórax  destacando os pulmões de róseo e o coração de vermelho; - Cole os átrios e ventrículos nos seus devidos lugares.  - Faça dois orifícios na caixa que representa o Átrio Direito para pos

PRÁTICA CIÊNCIAS: MAQUETE SISTEMA URINÁRIO

Olá pessoal! Essa prática de Ciências é simples e didática sendo bem recomendada para as turmas do Ensino Fundamental. Muitos alunos, por que não dizer a maioria, chegam no Ensino Médio sem o conhecimento da anatomia básica deste Sistema. O conteúdo didático é da Editora Scipione - Projeto Radix 8º Ano. Com essa prática os alunos compreenderão a anatomia e fisiologia básica desses órgãos e é claro, que o professor deverá aprofundar o assunto. Material: Pedaços de isopor- para a confecção dos rins e bexiga urinária; Tinta para pintar os órgãos citados; Papel nas cores azul, vermelho e laranja - para fazer canudinhos que representarão os vasos sanguíneos, ureteres e uretra; colas quente e de isopor; Estilete e tesoura; Folha de papel A4- para desenhar o molde do tronco corporal onde se localiza o sistema. Após aula expositiva em sala  com explicação geral de todo o Sistema, exibi a maquete e pedi que os alunos confeccionassem as suas em casa e em dupla, e qu