Pular para o conteúdo principal

Políticas Públicas de Cultura



Conceituar políticas públicas é complexo uma vez que a tipologia possui bastantes formulações que se diferenciam e se combinam no universo literário de muitos autores. De maneira geral, admite-seque políticas públicas são um conjunto de ações e decisões do governo, voltados para a solução de problemas apresentados pela sociedade. São na verdade planos, ações e metas que os governos traçam em parceria com a sociedade civil organizada selecionando prioridades que visam o bem estar desta sociedade e do interesse público.
As políticas públicas em sumo são importantes ferramentas para o bom desempenho de qualquer seguimento público/administrativo, pois são elas que de forma sumária regem os princípios e desdobramentos de programas e ações que forem desenvolvidos por seu intermédio.
No Brasil, desde a formulação de uma administração consolidada, ou seja, sem o autoritarismo que predominava em seu princípio, as questões políticas eram centralizadas como se o Estado fosse o “dono” unilateralizando suas ações, com o desenrolar dos tempos o aperfeiçoamento da gestão pública era inevitável, o conceito de política pública de forma efetiva surgiria como um  marco dos novos tempos no cenário administrativo como ressalta o cientista político João Pedro Schmidt:

O conceito de política pública remete para a esfera do público e seus problemas. Ou seja, diz respeito ao plano das questões coletivas, da polis. O público distingue-se do privado, do particular, do indivíduo e de sua intimidade. Por outro lado, o público distingue-se do estatal: o público é uma dimensão mais ampla, que se desdobra em estatal e não-estatal. (SCHMIDT: 2006, p. 2311).

            A partir deste conceito pode-se entender a área de impacto das políticas públicas, sua importância tem dimensões gigantescas, seja no Governo Federal, Estadual ou Municipal, tendo sua efetivação através de ações e programas a ela interligados.
            Apesar de nas últimas décadas as políticas públicas terem adquirindo conceituada relevância social e governamental, ainda é visível sua escassez principalmente no que diz respeito à formulação de ações locais, e sobretudo, nos municípios interioranos, ficando a União a cargo de gerenciar a consolidação dos direitos  fundamentados, muitas vezes distante das realidade de alguns grupos sociais. Os programas da Educação, da Saúde e da Assistência constituem a real fantasia da implementação das políticas publicas no Brasil atendendo mais aos interesses dos gestores do que a clientela a quem são direcionadas já que constituem o viés do repasse de investimentos da União. Sendo assim, a classificação destas políticas, considerando o setor da atividade governamental, no município do Barro-CE, se enquadram basicamente nas políticas sociais.

            Nesse contexto, nota-se que as políticas de Estado que atendem a efetivação dos direitos previstos na Constituição, como o SUS, Fundeb, SUAS e Bolsa Família, são os norteadores da efetivação de políticas públicas no cenário brasileiro e que boa parcela da população mostra-se acomodada no processo de luta do exercício da cidadania, ficando à margem de políticas fragmentadas, sem sentido, simbólicas ou Pseudopolíticas, como cita Gustafsson (1983). Até há uma real intenção de se implementar programas de interesse social, porém a falta de conhecimento e uma gestão efetivamente consolidada na possibilidade de atender à demanda policy, constituem um entrave para que os problemas políticos sejam, de fato, resolvidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS : CONSTRUINDO UMA MAQUETE DO CORAÇÃO

MAQUETE SISTEMA CIRCULATÓRIO - CORAÇÃO Olá pessoal! Muita gente me pedindo o passo a passo desta aula prática de Ciências para a confecção de maquete do Coração Humano. Pois bem, aqui  estão as fotos e lista   de material. O trabalho pode ser realizado em grupo, no tempo de 02 aulas, após aula expositiva do Conteúdo da Coleção Radix 8º ano. Material: 04 caixas de fósforo vazias; 06 canudinhos de refresco ou feitos de jornal (mais prático); Cola quente; Tinta guache vermelho e azul; Pincel; Tesoura; Desenho do tórax humano; Lápis para colorir; Base de papelão ( usamos também uma capa velha de caderno). Procedimentos; - Pinte as caixas de fósforo nas cores azul e vermelho para formar os átrios e ventrículos cardíacos; -Pinte o desenhos do tórax  destacando os pulmões de róseo e o coração de vermelho; - Cole os átrios e ventrículos nos seus devidos lugares.  - Faça dois orifícios na caixa que representa o Átrio Direito para pos

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MODELOS TRIDIMENSIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE  -  UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PROPEG MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO Fone: (084) 3315-2196   e-mail:  profbiouern@gmail.com     SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SISTEMA REPRODUTOR HUMANO Tópico 7: Bases Morfofisiológicas da Reprodução Humana Sequência Didática sobre Aula Prática do Sistema Reprodutor Humano com confecção de maquete em aula de Biologia na 3ª Série do Ensino Médio, apresentado ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para fins de avaliação. MOSSORÓ 2018 SEQUÊNCIA DIDÁTICA Título: Reprodução Humana Conteúdo: Sistemas Genitais Masculino e Feminino   Objetivos : Confeccionar modelos didáticos tridimensionais dos Sistemas Genitais Humanos a partir de figuras bidimensionais; comparando essas estruturas anatômicas quanto à forma e função; Aprofundar

PRÁTICA CIÊNCIAS: MAQUETE SISTEMA URINÁRIO

Olá pessoal! Essa prática de Ciências é simples e didática sendo bem recomendada para as turmas do Ensino Fundamental. Muitos alunos, por que não dizer a maioria, chegam no Ensino Médio sem o conhecimento da anatomia básica deste Sistema. O conteúdo didático é da Editora Scipione - Projeto Radix 8º Ano. Com essa prática os alunos compreenderão a anatomia e fisiologia básica desses órgãos e é claro, que o professor deverá aprofundar o assunto. Material: Pedaços de isopor- para a confecção dos rins e bexiga urinária; Tinta para pintar os órgãos citados; Papel nas cores azul, vermelho e laranja - para fazer canudinhos que representarão os vasos sanguíneos, ureteres e uretra; colas quente e de isopor; Estilete e tesoura; Folha de papel A4- para desenhar o molde do tronco corporal onde se localiza o sistema. Após aula expositiva em sala  com explicação geral de todo o Sistema, exibi a maquete e pedi que os alunos confeccionassem as suas em casa e em dupla, e qu