Pular para o conteúdo principal

POLÍTICA CULTURAL: LOCAL, REGIONAL, SETORIAL E TERRITORIAL


A elaboração e implantação de políticas públicas de cultura dos últimos anos do Brasil provocou um grande impacto nas esferas governamentais, intencionando estas a se organizarem para a institucionalização da cultura como fator para o desenvolvimento econômico e sócio-cultural local, regional e nacional. Para Barbalho (2013), uma política cultural procura fortalecer a produção, a difusão e o consumo cultural, corrigindo distorções e resolvendo problemas a partir das metas definidas.
O Plano Nacional de Cultura prevê que os Estados em seus planos territoriais possuam um diagnóstico da cultura com objetivos, estratégias, metas e ações que direcionem as políticas culturais de acordo com as especificidades da região. O Ceará, por exemplo, vem investindo nos últimos anos maciçamente no mercado de bens simbólicos e privilegiando a indústria do lazer e entretenimento, intensificando assim a  economia da cultura como uma cadeia produtiva a ser estimulada no empreendedorismo cultural. Assim, muitas são ações de difusão, conhecimento e produção dentro dos diversos setores culturais elencados pelo MinC, merecendo destaque a música,, artesanato, cultura popular, arquitetura e dança. Os projetos são selecionados a partir de editais dentro de programas próprios da Secult-Ce ou Lei de Incentivo Fiscal.
No que diz respeito à política cultural da região do Cariri, dentro de suas  especificidades, observa-se nitidamente a força da cultura popular expressada pelos movimentos religiosos que abrem um leque de linguagens artísticas e expressões culturais, sempre discutidas no âmbito do poder público dos municípios da região, principalmente em Crato, Juazeiro e Barbalha, que são palco constante dos debates setoriais para o fortalecimento destes  setores e desenvolvimento de toda a região.

Neste mesmo viés, os municípios precisam discutir e elaborar seus planos locais, procurando agregar os valores locais aos regionais numa rede de difusão do potencial cultural de cada comunidade. Particularmente, no meu município, não visualizo nenhuma plano de ação voltado para a cultura local. A iniciativa isolada ao poder público de alguns artistas é o que se configura como expressão local. Falta aos gestores culturais justamente uma formação adequada à tarefa de se formular, implementar e reorientar políticas culturais locais embasadas pelo poder público na democratização deste   direito assegurado por Lei. O sucesso de políticas culturais seja qual for a instância, depende do envolvimento de todos os entes federados e principalmente da sociedade organizada que além de exigir esse direito é peça fundamental na difusão  consumo e assimilação dos bens culturais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MODELOS TRIDIMENSIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE  -  UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PROPEG MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO Fone: (084) 3315-2196   e-mail:  profbiouern@gmail.com     SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SISTEMA REPRODUTOR HUMANO Tópico 7: Bases Morfofisiológicas da Reprodução Humana Sequência Didática sobre Aula Prática do Sistema Reprodutor Humano com confecção de maquete em aula de Biologia na 3ª Série do Ensino Médio, apresentado ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para fins de avaliação. MOSSORÓ 2018 SEQUÊNCIA DIDÁTICA Título: Reprodução Humana Conteúdo: Sistemas Genitais Masculino e Feminino   Objetivos : Confeccionar modelos didáticos tridimensionais dos Sistemas Genitais Humanos a partir de figuras bidimensionais; comparando essas estruturas anatômicas quanto à forma e função; Aprofundar

AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS : CONSTRUINDO UMA MAQUETE DO CORAÇÃO

MAQUETE SISTEMA CIRCULATÓRIO - CORAÇÃO Olá pessoal! Muita gente me pedindo o passo a passo desta aula prática de Ciências para a confecção de maquete do Coração Humano. Pois bem, aqui  estão as fotos e lista   de material. O trabalho pode ser realizado em grupo, no tempo de 02 aulas, após aula expositiva do Conteúdo da Coleção Radix 8º ano. Material: 04 caixas de fósforo vazias; 06 canudinhos de refresco ou feitos de jornal (mais prático); Cola quente; Tinta guache vermelho e azul; Pincel; Tesoura; Desenho do tórax humano; Lápis para colorir; Base de papelão ( usamos também uma capa velha de caderno). Procedimentos; - Pinte as caixas de fósforo nas cores azul e vermelho para formar os átrios e ventrículos cardíacos; -Pinte o desenhos do tórax  destacando os pulmões de róseo e o coração de vermelho; - Cole os átrios e ventrículos nos seus devidos lugares.  - Faça dois orifícios na caixa que representa o Átrio Direito para pos

PRÁTICA CIÊNCIAS: MAQUETE SISTEMA URINÁRIO

Olá pessoal! Essa prática de Ciências é simples e didática sendo bem recomendada para as turmas do Ensino Fundamental. Muitos alunos, por que não dizer a maioria, chegam no Ensino Médio sem o conhecimento da anatomia básica deste Sistema. O conteúdo didático é da Editora Scipione - Projeto Radix 8º Ano. Com essa prática os alunos compreenderão a anatomia e fisiologia básica desses órgãos e é claro, que o professor deverá aprofundar o assunto. Material: Pedaços de isopor- para a confecção dos rins e bexiga urinária; Tinta para pintar os órgãos citados; Papel nas cores azul, vermelho e laranja - para fazer canudinhos que representarão os vasos sanguíneos, ureteres e uretra; colas quente e de isopor; Estilete e tesoura; Folha de papel A4- para desenhar o molde do tronco corporal onde se localiza o sistema. Após aula expositiva em sala  com explicação geral de todo o Sistema, exibi a maquete e pedi que os alunos confeccionassem as suas em casa e em dupla, e qu